Diariamente
o marketing digital é impactado com novas possibilidades e mudanças
frequentes, nas redes sociais, os desafios em produzir e impactar os
clientes são inúmeros, mas com o olhar atento às novidades e a
disposição para encarar os desafios é fundamental para empresas
alcançarem resultados satisfatórios.
Quando
falamos em novidade e transformação não podemos deixar de falar dos
podcasts que tomaram conta das redes sociais e das plataformas digitais.
Ricardo Martins, CEO e principal estrategista da TRIWI, destaca a importância da criação deste modelo de conteúdo para as empresas em geral:
“É
fundamental para as empresas e indústrias de qualquer porte, a atenção
às novas mídias que estão em evidência no mercado; e isso não só quando
se fala em podcasts. Recentemente, tivemos os exemplos do Reels e vídeos
curtos em geral, além do Metaverso, que mais parece ser um projeto de
longo prazo. Portanto, o podcast pode ser um dos primeiros passos para
diversificar de vez o conteúdo de sua empresa.”
Contexto histórico
Podcasts,
apesar de terem ganho muita visibilidade nos últimos três anos no
Brasil, é muito mais antigo do que se imagina. O conceito de programa de
rádio já faz sucesso na internet desde 1993, quando foi lançado o
primeiro podcast, nesta época não existiam plataformas de distribuição
de podcast, então os arquivos eram enviados online para as pessoas
ouvirem em seus computadores.
Cada
vez mais empresas têm adotado este modelo de distribuição de conteúdo
como uma maneira de gerar fortalecimento da marca e reconhecimento.
Os
podcasts estão surgindo como uma ferramenta importante para a
diversificação dos conteúdos já gerados pela empresas, principalmente as
que já possuem estratégias mais avançadas de marketing digital que já
contam com criação de conteúdo para blog, desenvolvimento de e-books,
produção de vídeos curtos entre outras atividades.
Planejamento, técnica e execução.
Planejar
é a chave para sucesso em qualquer atividade, para podcast não seria
diferente, comece alinhando as entrevistas, convidando pessoas que
possam falar sobre os temas de interesse da sua empresa, assim como
fornecedores e parceiros.
Vale
lembrar que os equipamentos de áudio e vídeo podem ser os mais
diversos, hoje com a facilidade dos aparelhos móveis, é possível captar
imagem e som com qualidade equivalente a câmeras profissionais.
"Para
começar um podcast você só precisa de um celular, é necessário um
microfone, um gravador e um programa de edição, os dois primeiros você
já tem no celular, para edição não recomendo o celular por conta da
precisão que uma boa edição requer, aí você pode recorrer a programas
gratuitos para computador", assegura.
Mas claro, se sua empresa puder investir em equipamentos específicos, consideramos alguns itens essenciais para obtenção.
"Do
ponto de vista técnico é válido pensar em um microfone condensador ou
dinâmico, uma interface de áudio para gravação de áudio individual e
modulação de voz, além de headphones.É possível encontrar microfones
para podcast desde R $50,00 a R$ 3.000. Tudo dependerá dos recursos
financeiros disponíveis para a empreitada",destaca.
Ricardo,
afirma que para se conseguir evoluir em qualquer empreitada na internet
é necessário tempo, consistência e qualidade de conteúdo. Para isso é
preciso saber que para as empresas é preciso estabelecer suas metas de
médio a longo prazo para obterem um conhecimento substancial.
Interação,conexão e conversão ainda mais eficiente
A
prática do Podcasting, se realizada de maneira regular, ajuda seu
negócio a construir relacionamentos eficazes com os ouvintes e, para
eles, é produzida a sensação de proximidade com os hosts e convidados.
Afinal, as pessoas tendem a ouvir podcasts porque têm algo em comum com os apresentadores ou marca.
Quando
os ouvintes pensam em você como um amigo em vez de um estranho, é mais
provável que comprem de você, o que, por consequência, melhora as taxas
de conversão.
Como começar?
Não
espere o melhor momento e nem ter os equipamentos ideias. O mais
importante é ter um conteúdo de qualidade e frequência. Muitos podcasts
de sucesso, sejam de influenciadores digitais ou de empresas, começaram
com poucos recursos. Vá para um lugar silencioso e sem interrupção.
Antes
de começar a gravar, faça testes com você mesmo e mais uma pessoa. Faça
perguntas, entenda os momentos de "cortar" o entrevistado e esteja
atualizado com o que acontece em seu mercado. Depois dos testes
realizados, faça uma lista de possíveis entrevistados, converse com eles
e explique sobre o projeto. Certamente eles vão aceitar o seu convite
para participar do podcast.
Muitas
empresas de sucesso já estão adotando o podcast como uma ferramenta de
marketing para interagir com clientes e atrair novos potenciais
clientes. O que sua empresa está esperando?
Sobre a TRIWI
A
TRIWI é uma agência de Marketing Digital e Assessoria de Imprensa
especializada em B2B. Com atuação focada em Agronegócio, Indústria,
Tecnologia e Serviços.
Fundada
em 2018, a TRIWI iniciou as atividades para atender uma demanda do
mercado, com soluções práticas, individualizadas e personalizadas,
visando atender as reais necessidades de seus clientes, com planejamento
estratégico, geração de negócios e auxílio das inovações digitais.
Seus
parceiros estão entre as marcas mais consolidadas do mercado nacional e
internacional, que buscam se posicionar de forma clara e evolutiva no
mercado.
Sobre o fundador
Ricardo Martins, CEO e principal estrategista da TRIWI
Especialista
em marketing digital, é graduado em Marketing pela Escola Superior
Cândido Mendes, no Rio de Janeiro, e concluiu o Master em Marketing pela
ESPM, em São Paulo. Durante os 20 anos de trajetória na área, atuou em
companhias que se destacam no mercado, como Polishop, XP Investimentos,
TOTVS e CNA Idiomas.
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