MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 9 de setembro de 2021

TIM abre 165 vagas de estágio com foco em mulheres e pessoas negras para atuar em nove estados

 


tim-logo-FUNDO AZUL.png


 

·         Operadora tem como meta preencher 50% das posições com pessoas negras e metade das vagas em áreas tecnológicas com mulheres;

·         Programa de estágio flexibiliza perfil e pré-requisitos, com oportunidades para estudantes de qualquer curso superior, de todas as faixas etárias.

 

 

IMAGENS DE DIVULGAÇÃO: we.tl/t-Us4v7nd7i3

 

 

Estão abertas as inscrições para a nova turma do Programa de Estágio da TIM, reformulado no ano passado, tem como uma das premissas a valorização da diversidade para criar um ambiente de trabalho ainda mais inclusivo e inovador. A operadora oferece 165 vagas em diferentes regiões do país, mantendo a meta de preencher metade das posições com pessoas negras. Na edição anterior, 64,8% das vagas disponíveis foram ocupadas por pessoas negras, selecionadas entre mais de 12 mil inscrições.

 

Em uma evolução do projeto, a TIM pretende ainda destinar, pelo menos, metade das vagas em áreas de tecnologia, como Engenharia e TI, para mulheres universitárias. O objetivo está alinhado ao propósito da operadora de ampliar o acesso de mulheres ao mercado de trabalho, principalmente em carreiras STEM (sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). Além do Programa de Estágio, no contexto das iniciativas com foco na equidade de gênero, a companhia está liderando o projeto Mulheres Positivas, que reúne mais de 30 empresas de diferentes segmentos em uma plataforma digital na qual são divulgadas vagas de trabalho e cursos gratuitos para capacitação de mulheres.

 

“O Programa de Estágio está alinhado aos compromissos da TIM em seu pilar social de ESG e busca contribuir com a transformação da sociedade. As pessoas negras são 55,8% da população do país, por exemplo, mas ainda não têm representatividade expressiva nas empresas. Mulheres representam apenas 33% das pessoas que se formam em cursos superiores com foco em ciência e tecnologia, segundo dados da Unesco. Repensar critérios e processos que podem significar barreiras de entrada é fundamental. Por isso, desenhamos uma jornada de formação e acompanhamento customizada para estagiários(as) que permite ampliar o acesso ao mercado de trabalho e acelerar o percurso de desenvolvimento” comenta Maria Antonietta RussoVP de Recursos Humanos da TIM.

 

 

Qualquer curso, qualquer faculdade


Desde o ano passado, a TIM flexibilizou o perfil e pré-requisitos do programa: para participar basta que o(a) estudante esteja com matrícula ativa e cursando a faculdade, com previsão de formatura a partir de 2023. Não há restrições relacionadas às instituições de ensino, cursos de graduação e conhecimento de idiomas. Serão valorizadas características como criatividade, empatia, colaboração e mente aberta.

 

As vagas disponíveis são para a sede da empresa, no Rio de Janeiro, além de escritórios regionais em oito Estados do Brasil. As bolsas têm valores entre R$ 1.350 e R$ 1.500 e os (as) estagiários (as) contam ainda com benefícios como vale transporte, vale alimentação, seguro de vida, assistência médica e odontológica, smartphone com pacote de voz e dados e happy day (folga no dia do aniversário), dentre outros. As inscrições podem ser feitas até dia 18 de outubro no site www.estagiotim.com.br. O processo está sendo realizado com a consultoria Universia.

 

Acolhimento aprovado, mesmo à distância


Em 2020, além da reformulação do Programa de Estágio com foco em diversidade e inclusão, a TIM teve o desafio de realizar toda a seleção de forma remota. Foram 12.483 inscritos em um processo que incluiu 97 dinâmicas de grupo, 89 painéis de negócios e 786 entrevistas individuais.

 

Outra novidade foi o modelo de trabalho: pela primeira vez na história da companhia, os estagiários e estagiárias foram recebidos(as) “digitalmente” e seguem atuando de suas casas. Para avaliar essa experiência, a operadora realizou uma pesquisa no final de maio, que apontou o esperado: a nova geração que chega ao mercado está pronta para o chamado “anywhere office”, realizando suas funções de qualquer lugar. Quase 100% dos(as) entrevistados(as) consideraram a chegada positiva e acolhedora e 85% afirmaram que a liderança imediata deixou claro os resultados esperados do seu trabalho. Mesmo sem nunca terem pisado nos escritórios, 96% se sentem “parte da TIM”.

 

O time de liderança do grupo de estagiários(as) também participou da avaliação, com resultados igualmente positivos. 98% disseram que os(as) novos(as) contratados(as) chegaram engajados(as), 94% relatam que os estudantes estão contribuindo efetivamente com as atividades ou processos da área no formato de trabalho digital e 73% afirmaram que, caso houvesse vaga, já contratariam seus estagiários ou estagiárias.

 

Mariana Cardoso é uma das estudantes contratadas pela TIM na seleção do ano passado. Cursando Ciências Atuariais, a jovem, de 23 anos, está adaptada à rotina do trabalho remoto, mas sente falta do contato pessoal. Ela acredita, no entanto, que a companhia conseguiu encontrar alternativas para suprir a distância: Quando sonhava em trabalhar em uma empresa como a TIM, eu me imaginava almoçando na companhia das pessoas, saindo com elas depois do trabalho... A pandemia nos tirou isso, mas a empresa tem se esforçado para amenizar o impacto das mudanças por meio de ações criativas de comunicação interna, dos grupos nas redes sociais, das lives e de muitas outras iniciativas que fazem com que eu me sinta próxima aos colegas de trabalho, mesmo sem conhecê-los pessoalmente”.

 

 

 

Sobre a TIM

 

“Evoluir juntos com coragem, transformando tecnologia em liberdade” é o propósito da TIM, que atua em todo o Brasil com serviços de telecomunicações, focada nos pilares de inovação, experiência do cliente e agilidade. A empresa é reconhecida por liderar movimentos importantes do mercado desde o início de suas operações no país e está à frente da transformação digital da sociedade, em linha com a assinatura da marca: "Imagine as possibilidades". É, desde 2015, líder em cobertura 4G no Brasil, conectando, inclusive, o campo para viabilizar a inovação no agronegócio. Foi pioneira na ativação de redes 5G no país, com a criação dos Living Labs em 2019, e está pronta para a próxima geração de redes móveis.

A TIM valoriza a diversidade e promove uma cultura sempre mais inclusiva, com um ambiente de trabalho pautado no respeito. A companhia atua comprometida com as melhores práticas ambientais, sociais e de governança e, por isso, integra importantes carteiras da bolsa brasileira, como a do S&P/B3 Brasil ESG, do Índice de Carbono Eficiente (ICO2) e do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), sendo operadora por mais períodos consecutivos – 13 anos – nesta lista. Faz parte ainda do Novo Mercado da B3, reconhecido como nível máximo de governança corporativa, e foi a primeira empresa de telefonia reconhecida pela Controladoria-Geral da União (CGU) com o selo "Pró-ética" e a obter a certificação ISO 37.001. Para mais informações, acesse www.tim.com.br.

 

 


--
Marcela Balbino | MassMedia 
Assessoria de Imprensa
+ 55 81 99865.0236
www.massmedia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário