MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 9 de setembro de 2021

Hospital de Clínicas do Ingá é primeiro do estado do Rio de Janeiro a participar do projeto PlaneTree do Hospital Israelita Albert Einstein

 


O processo, centrado no paciente, tem duração de dois anos e chancela o hospital com um selo internacional


O Hospital de Clínicas do Ingá está mudando seu posicionamento e acaba de aderir ao selo PlaneTree, metodologia norte-americana que orienta suas atividades através do carinho, da empatia e do respeito ao próximo.


O processo teve início em agosto e tem a finalidade de criar e manter a cultura de atendimento humanizado preconizada pelo hospital. O responsável por idealizar o Planetree no hospital, Doutor Luiz Otávio Nazar, diretor do HCI, esclarece que nos próximos dois anos, aproximadamente 85% de toda equipe multidisciplinar e pacientes irão se reunir para levantar dados, identificar oportunidades, sugerir melhorias, avaliar informações e fazer cumprir as ações que compreendem as 10 especificações para a conquista da certificação.


Para acompanhar a implantação do projeto foi montado um comitê com a participação de seis gestores de áreas específicas, tendo como coordenador, Fabio Motta- Enfermeiro Gestor de assistência.


O Planetree Brasil funciona desde 2012, com escritório no Hospital Israelita Albert Einstein, única instituição credenciada e reconhecida a abordar a metodologia nos países de língua portuguesa por meio da implementação do Programa de Certificação do Cuidado Centrado na Pessoa.


O objetivo principal é inserir o paciente como parte central dos cuidados médicos e dessa forma, concretizar esse tipo de estratégia na gestão a obter os melhores resultados para pacientes, familiares, colaboradores e gestores.


Desse modo, o Planetree está sendo implementado no HCI a fim de desenvolver o hospital e sua equipe multidisciplinar com mais de 450 colaboradores, como um todo. 


“Para cuidar da saúde das pessoas, cada funcionário tem um papel fundamental na hora que nossos pacientes nos procuram. Queremos nos desenvolver e nos tornarmos uma referência, não só pela nossa estrutura, mas principalmente pelo acolhimento e fator humano das pessoas que fazem parte desta história. É uma certificação muito importante para nós e após dois anos, o hospital receberá o selo internacional de qualificação no atendimento centrado no paciente – humanização”, explica Fábio Mota – enfermeiro gestor e coordenador do Projeto PlaneTree.


Sobre o Hospital de Clínicas do Ingá


O Hospital de Clínicas do Ingá foi fundado em 1968 e representa uma potência na área médica no Estado do Rio de Janeiro e desde o último ano vem expandindo as suas áreas de atuação em tecnologia, inovação, capacitação e humanização. Possui um total de 180 leitos, com 24 leitos novos de acomodação, recém-inaugurados e luxuosos, 80 leitos de Unidade de Terapia Intensiva, sendo 10 leitos de unidade coronariana.


Com infraestrutura de ponta, o Hospital de Clínicas do Ingá é um grande complexo hospitalar contando com um prédio de sete andares e anexos dentro de uma área total que abrange 4.866,15 m². Dispõe de duas emergências distintas, uma delas voltada para o atendimento de pacientes com síndromes respiratórias (suspeita da Covid-19), com 22 leitos de UTI.


A outra é direcionada a pacientes sem suspeita da Covid-19, com cinco leitos de UTI, sendo um desses leitos, adaptado para casos de politraumatizados. Ambas as emergências oferecem acessibilidade total e de fácil acesso aos pacientes. E ainda emergências clínica e cardiológica que funcionam 24h. 


Todos os serviços do hospital são próprios, com o objetivo de oferecer atendimento de qualidade e humanizado em primeiro lugar. Alguns deles são: endoscopia, exames laboratoriais e exames de imagem (tomografia computadorizada, ressonância magnética, ultrassom, ecocardiogramas, radiografia digital em alta resolução e ecodoppler). O espaço hospitalar conta ainda com seis salas cirúrgicas amplas, recém-reformadas e ambulatório com oito salas exclusivas para atendimento a diversas especialidades clínicas e cirúrgicas.


Sobre o modelo Planetree


O modelo consiste em apoiar instituições a empregar todo seu potencial na estratégia com pessoas, independente da extensão da estrutura operacional para atingir a excelência, a qualidade e a segurança no cuidado.


Ainda que tenha sido criada há mais de 40 anos, só existem 23 hospitais no mundo que conseguem contemplar as 10 especificações para a certificação Planetree. São elas: interação humana; apoio da família, amigos e grupo social; acesso a informações como forma de aumentar a participação dos pacientes; alimentação e nutrição; artes e diversão; ambientes de cura através da arquitetura; terapias complementares; toque humano; espiritualidade - a importância dos Recursos Internos e comunidades saudáveis - como expandir as fronteiras dos serviços de saúde.


Contato para a imprensa: Lilian Lopes 21 992072949


Nenhum comentário:

Postar um comentário