Há 16 dias, a Agência Nacional de Energia Elétrica criou um novo patamar de bandeira tarifária para as contas de luz que deve encarecer 6,78% as faturas dos consumidores. Com esse aumento, a ALSHOP (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping) diz que a conta vai influir nos aluguéis e o preço dos produtos do varejo podem ficar mais caros ao consumidor.
Segundo a ALSHOP, a energia elétrica representa cerca de 30 a 40% dos custos condominiais, sendo que o ar condicionado chega a 60% desse valor. A preocupação maior para os lojistas é ter que repassar os novos valores para o consumidor final.
“Com a crise hídrica e a alta nos preços da energia com certeza irá impactar no varejo, uma vez que os produtos comercializados podem ficar mais caros, por conta da inflação, da elevação do dólar e dos combustíveis encarecendo os custos, e os lojistas terão que repassar esse aumento para os clientes. Estamos ainda caminhando lentamente para recuperar a economia, e de alguma forma, isso pode contribuir para uma retomada um pouco mais lenta”, comenta Luis Augusto Ildefonso, diretor institucional da ALSHOP.
Mesmo antes do novo patamar de
bandeira tarifária, os shoppings e centros de compra implantavam
equipamentos e até ações com foco na sustentabilidade, e agora, muitos
estão buscando alternativas. “Tanto shoppings como lojistas estão
procurando melhorar a eficiência dos equipamentos, assim sendo a
automação de escadas rolantes, elevadores inteligentes, uso de geradores
na hora de pico, equipamentos de ar condicionado inteligentes,
iluminação de leds, uso de iluminação e ventilação natural é uma
preocupação constante dos administradores”, finaliza, Ildefonso.
Thalita Sollazzo
Assessora de imprensa
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