Desenvolvido pela Netglobe, aplicativo visa automatizar processos e facilitar visitação a médicos
A Transformação Digital está cada vez mais presente nas empresas. De acordo com uma pesquisa divulgada este ano, 76,2% das companhias já implementaram ou estão planejando estratégias para otimizar suas atuações por meio da tecnologia¹. O conceito está baseado, principalmente, em três pilares: melhorar a experiência e o engajamento dos clientes, simplificar operações gerais e inovar nos negócios. Totalmente alinhado a essa tendência, o Aché Laboratórios Farmacêuticos se uniu à Netglobe, especialista em soluções de colaboração, lives & streaming e workplace, para desenvolver um API do WhatsApp voltado para a visitação médica, o WhatsApp Visit.
A tecnologia permite que o encontro entre propagandistas e médicos seja feito de forma rápida, segura e transparente por meio do software de mensagens mais utilizado no mundo: o WhatsApp. O projeto foi desenhado por meio de pesquisas junto aos profissionais da saúde e está integrado a um aplicativo customizado da empresa que possibilita a apresentação de projetos e a realização de chamadas de vídeo por meio do API, além da gestão automatizada e mais eficiente de informações, como dados sobre os profissionais contatados, materiais utilizados, tempo gasto e agenda, respeitando a Lei Geral de Proteção de Dados seguida rigorosamente pela companhia e inserida nos termos de uso do WhatsApp, o qual os profissionais aceitam antes de acessarem o aplicativo.
“A ‘Preferência dos Clientes’ é um dos direcionadores estratégicos do nosso negócio. Por isso, estamos sempre atentos às principais necessidades de nossos públicos para investir em soluções com impactos positivos reais na vida das pessoas, onde quer que elas estejam. O WhatsApp Visit chega como a terceira opção dentre as quais oferecemos hoje para visitação médica – as outras duas são o encontro presencial e o Conecta Aché, plataforma virtual proprietária da companhia”, afirma Rafael Carrenho, diretor de Inovação & Transformação Digital do Aché.
Desenvolvido e implementado em tempo recorde, o WhatsApp Visit já está disponível para cerca de 2.400 propagandistas do Aché e é pioneiro no setor farmacêutico. A expectativa é de que, com a nova tecnologia, o laboratório aumente o número de visitas e ainda atinja profissionais de regiões do Brasil onde não era possível atuar presencialmente. Carrenho afirma que a meta é superar o marco de 28.000 visitas por dia, realizadas no período pré-pandemia.
“O simples é o que faz deste projeto algo genial: é muito fácil de usar e aumenta a produtividade do time. O Aché está liderando uma transformação sem precedentes em sua área, pois o futuro de qualquer negócio nos dias de hoje é estar alinhado às novas tecnologias”, conta Renato Batista, CEO da Netglobe.
A Netglobe foi responsável pelo desenvolvimento de uma arquitetura única para o projeto, estruturando, com a Watermelon Tecnologia, toda programação e organização dos fluxos para proporcionar a melhor experiência aos envolvidos, por meio de uma interface fluida e computação segura de registros estratégicos para os propagandistas.
O sucesso do aplicativo reflete como a Transformação Digital vem moldando o Aché e inserindo, cada vez mais, o consumidor em discussões estratégicas de negócio. O tema está alinhado ao Planejamento Estratégico 2020-2025 da empresa e já abrange fábricas e armazéns, que contam com tecnologias de ponta em suas operações, bem como escritórios, por meio de novos modelos de atuação por meio da inteligência de dados e integração de informações.
Referência:
Samba Digital. Pesquisa Transformação Digital. 2021.
Sobre o Aché Laboratórios
Empresa 100% brasileira, fundada há 54 anos, o Aché está posicionado entre as maiores corporações farmacêuticas do Brasil, cumprindo o propósito de levar mais vida às pessoas onde quer que elas estejam. Ao manter seu foco em inovação e excelência operacional, disponibiliza ao mercado produtos com reconhecida qualidade, inovadores e acessíveis.
Emprega mais de 5.000 colaboradores e possui uma das maiores forças de geração de demanda e de vendas do setor farmacêutico no Brasil. Para atender às necessidades dos profissionais da saúde e consumidores, o Aché oferece um portfólio com 357 marcas em 899 apresentações de medicamentos sob prescrição, genéricos e isentos de prescrição (MIPs), que cobrem 142 classes terapêuticas e 18 especialidades médicas. Os produtos do Aché, desenvolvidos para registro em mercados altamente regulamentados, estão presentes em 29 países na América Latina, África, Ásia e Europa.
Possui cinco plantas industriais: em São Paulo, capital; em Guarulhos, estado de São Paulo; em Londrina, no Paraná - empresa Nortis; em Anápolis, estado de Goiás - empresa Melcon, nossa mais recente aquisição, e em Cabo de Santo Agostinho, Pernambuco. Além disso, a empresa possui 25% da Bionovis fruto da joint-venture com outras três empresas farmacêuticas brasileiras. Mais informações em: www.ache.com.br
Sobre a Netglobe
A Netglobe foi fundada em 2002 e é especialista em soluções de comunicação digital. Com quase 60 funcionários no Brasil, a empresa é referência de mercado nos pilares de colaboração, lives & streaming e workplace. Possui entre seus principais parceiros de tecnologia empresas como Barco, Cisco, Logitech, Microsoft, Poly e Zoom. É fundadora do Live50CIOs, evento que já reuniu mais de 200 profissionais do setor para promover os debates sobre tendências de negócios e do futuro do trabalho. Sediada em Campinas, SP, a empresa atua nacionalmente e apoia as unidades internacionais das multinacionais brasileiras em outros países.
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