MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 15 de maio de 2021

São os homens de bem que entregam Bolsonaro

 



Os governos minimamente informados compraram as vacinas antes da conclusão dos testes. A verdade é que Bolsonaro não se interessou e zombou da Pfizer. Por que agora está comprando? Carlos Alberto Sardenberg para O Globo:


É verdade que o relator da CPI da Covid, Renan Calheiros, tem pegado pesado contra o governo Bolsonaro. Até tentou prender Fabio Wajngarten, ex-secretário de Comunicação e bolsonarista de raiz. Isso bastou para que Bolsonaro pai e o filho Flávio considerassem a CPI um circo onde “vagabundos” estão inquirindo “homens de bem”.

O “vagabundo”, claro, vai para Renan. Logo, deve-se supor que “homens de bem” são todos os inquiridos, já que os Bolsonaros não especificaram alguém em especial.

Ocorre que todos os inquiridos contaram histórias que comprometem o governo e exibem o modo desastroso como administra o combate à pandemia. Mesmo o aliado Wajngarten entregou farto material à CPI, ao revelar que a Pfizer oferecera vacinas para um governo que nem sequer respondera à farmacêutica.

O homem de bem que testemunhou no dia seguinte, o executivo da Pfizer Carlos Murillo, acrescentou os detalhes. Se o governo Bolsonaro tivesse ouvido e assinado a proposta feita pela empresa em agosto do ano passado, o Brasil teria 18,5 milhões de doses entre dezembro de 2020 e o atual trimestre.

Isso daria para vacinar 9,25 milhões de pessoas, equivalente a 50% dos que receberam as duas doses da CoronaVac e Oxford/AstraZeneca até aqui. Quantos doentes e quantas mortes teriam sido evitadas? Quantas pessoas, imunizadas, não teriam podido voltar ao trabalho presencial, ajudando a animar a atividade econômica?

A CPI está, de fato, emparedando Bolsonaro, mas não por causa dos “vagabundos”, e sim graças às revelações dos “homens de bem”, as testemunhas.

Tanto é verdade, que o governo está fazendo o possível para evitar o testemunho de outro homem que considera “de bem”, o general Pazuello. Aliás, situação difícil para o general: se calar, confessa que fez coisas de que não pode falar; se falar, entrega o chefe.

Acrescente a isso as pesquisas desta semana mostrando que: a população apoia a CPI; acha que o combate à pandemia é ruim; desaprova Bolsonaro; e prefere Lula ao atual presidente.

Resulta uma das piores semanas para Bolsonaro. Sua reação: foi a Alagoas atacar os vagabundos, deu uma de Trump ao dizer que ele, Bolsonaro, só perde se houver fraude e... de novo, gente, defendeu a cloroquina.

Se ele ouve alguém, só pode ser o gabinete paralelo, a sua turma, de uma incompetência assustadora. Exemplo: Wajngarten levou para uma reunião com uma executiva da Pfizer o filho vereador, Carlos Bolsonaro, e o assessor Filipe Martins. O que eles entendem de vacinas ou de negociações internacionais?

Alguns bolsonaristas dizem que o chefe fez bem em adiar as compras até ter a certeza de que a vacina é boa.

Outro equívoco. Quando a Pfizer começou a oferecer a vacina que ainda estava em testes, os especialistas já sabiam que era enorme a chance de sucesso. A companhia alemã BioNTech já desenvolvera a nova tecnologia e era provável que obtivesse sucesso com o coronavírus.

Por isso, os governos minimamente informados compraram as vacinas antes da conclusão dos testes.

A verdade é que Bolsonaro não se interessou e zombou da Pfizer. Por que agora está comprando?

Para tirar a vacina do governador Doria.

Pode conseguir algo com isso. Se confirmada a entrega de 200 milhões de doses da Pfizer, o país chegará ao início de 2022 com a maior parte da população vacinada, incluindo as doses da CoronaVac e da AstraZeneca.

Aí teremos uma batalha de narrativas. Não será difícil mostrar o desastre do governo Bolsonaro, o atraso no combate à pandemia e quanto isso custou em vidas e atividade econômica. Ocorre que, no momento, há apenas duas narrativas políticas fortes, a de Lula e a de Bolsonaro, ainda que em viés de baixa.

Como diz Fernando Henrique Cardoso, há espaço para uma terceira via. Mas falta o nome, a pessoa. De todo modo, com o avanço da CPI, nesses termos, surge no horizonte a hipótese de um segundo turno sem Bolsonaro.

A ver.
 
BLOG  ORLANDO  TAMBOSI

Nenhum comentário:

Postar um comentário