MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 3 de maio de 2021

A importância da matemática no processo de alfabetização

 


A disciplina é fundamental para o desenvolvimento cognitivo das crianças e para a construção de sua capacidade de pensar 

Podemos aproveitar a proximidade com o Dia Nacional da Matemática, comemorado em maio, para destacar a importância da disciplina no processo de alfabetização. De acordo com Bruna Duarte Vitorino, pedagoga com mais de 15 anos de experiência e atualmente coordenadora pedagógica do Kumon, a comunicação se efetua não somente com palavras, mas também com números.

“Conceituando a alfabetização como sendo o processo de aprendizagem em que se desenvolvem as habilidades de ler e de escrever, de modo adequado, e a utilizá-las habilmente como um código de comunicação com o meio, a matemática também é parte muito importante do processo”, ressalta Bruna.


O processo de alfabetização consiste em familiarização com os números, assimilar noções de quantidade, conceitos de seriação, classificação e conservação, relacionar símbolo com significado etc.


Segundo Bruna, quanto mais cedo as crianças tiverem contato com a disciplina, mais ferramentas terão para compor sua personalidade e entender o ambiente em que vivem. “Estudar matemática faz com que elas exercitem o levantamento de hipóteses, a resolução de desafios, a organização, a criatividade, a concentração, o equilíbrio emocional, a tomada de decisões e a autoconfiança”, ressalta.


Bruna destaca algumas atividades que poderão ser feitas em casa para ajudar no desenvolvimento das habilidades com a matemática:


1.      Converse sobre o uso dos números no nosso dia a dia

Quando estiver preparando o lanche, mostre a quantidade de ingredientes na mesa, deixe que a criança aprenda a contar quantos biscoitos comerá ou com quantas laranjas se faz um copo de suco. 


2.      O uso do dinheiro

Ensine ao seu filho quanto custa os pães do café da manhã, como lidar com trocos ou como economizar na mesada para comprar brinquedos educativos. 


3.      Medidas de tempo

Ensine a criança a olhar no relógio e contar os minutos, horas, segundos. Faça brincadeiras: Quanto tempo falta para o almoço que será servido às 12h? Qual o horário que será exibido o próximo desenho na TV?


No Kumon, maior rede educacional do país, as atividades de matemática foram feitas para desenvolver o raciocínio lógico e a capacidade básica de cálculo, competências muito importantes na escola, nos vestibulares e na vida profissional. Logo, quanto mais cedo os pequenos adquirirem essas habilidades, mais oportunidades terão no futuro.

Sobre o Kumon

Criado no Japão em 1958, pelo professor Toru Kumon, o método utiliza os chamados exercícios-guia para que o aluno realize as atividades com o mínimo de intervenção do orientador. Somente após absorver totalmente a informação, avançam para os níveis subsequentes. O método de estudo está presente em 57 países e reúne mais de 4 milhões de estudantes. No Brasil são 1.585 unidades em quase 580 cidades, somando mais de 160 mil alunos, do total de 180 mil estudantes na América do Sul. Mais informações no site http://www.kumon.com.br ou pelo telefone 0800 728 1121.


Assessoria de Imprensa do Kumon

agênciamam

Ana Cristina Velasco | ana@agenciamam.com | Cel +55 11 98180-2096

Mariana Franceschinelli |​ mariana@agenciamam.com

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário