MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 1 de março de 2021

Ainda vale a pena usar as máscaras de pano com as novas variantes da Covid-19?

 


Especialista tira dúvidas da população.

Tribuna da Bahia, Salvador
01/03/2021 10:00 | Atualizado há 7 horas e 28 minutos

   
Foto: Romildo de Jesus / Tribuna da Bahia

Por Yuri Abreu

Com duas novas variantes da Covid em circulação pelo Brasil e que têm maior poder de transmissibilidade, as cepas britânica e brasileira, muita gente no país passou a se questionar se usar somente as máscaras de pano, àquelas feitas em casa, seriam suficientes para evitar o contágio do novo coronavírus. Em alguns países da Europa, por exemplo, autoridades de saúde passaram a recomendar máscaras de uso profissional ao público em geral, por se tratarem de modelos mais reforçados. Pensando nisso, a TB entrevistou a médica Miralba Freire, da Sociedade Baiana de Infectologia (SOBAI), para tirar algumas dúvidas que porventura venham a ter os leitores. Confira:

Tribuna da Bahia – Com essas novas cepas mais perigosas em circulação no país, ainda é possível usar as máscaras de pano e outros materiais como forma de proteção?

Miralba Freire – O uso de máscaras é extremamente importante para reduzir a contaminação. As máscaras de pano têm uma proteção inferior às máscaras cirúrgicas porém elas são importantes e podem ser adquiridas  por qualquer pessoa. Se for possível, pode ser usada uma máscara cirúrgica e a de pano por cima. Isso aumenta em muito a proteção, para 95%. Vale lembrar que além de cobrir a boca e o nariz completamente, a máscara deve estar bem ajustada para não sair do lugar.

TB – Em caso negativo, quais são os tipos de máscaras ideais para evitar a contaminação pela Covid-19?

MF – A máscara que melhor protege é a N95 ou PFF2, mas elas têm sido usadas apenas em serviços de saúde, pelo custo e pela dificuldade de aquisição. Uma boa alternativa é usar máscara cirúrgica ou então máscara de pano com duas ou três camadas.  Agora, é preciso atenção para o uso correto, se não, não será tão efetiva. A máscara deve cobrir TOTALMENTE o nariz e a boca. Não adianta usar só na boca ou no queixo

TB – Qual a chance/risco de a pessoa se contaminar com o novo coronavírus, com essas cepas em circulação, se ela estiver usando máscara de pano?

MF – Pode haver a contaminação, mas se a pessoa usar a máscara, fizer o distanciamento de 1,5 a 2 metros e higienizar as mãos com frequência, o risco vai ser mais baixo.

TB – A senhora aconselharia o uso, por exemplo, de duas máscaras pelas pessoas, para aumentar a proteção contra o vírus?

MF – O uso de duas máscaras, uma cirúrgica e a de pano por cima, aumenta a proteção para 95%. Se for possível usar, é melhor. Se não for possível, deve-se usar uma máscara com duas ou três camadas, com os cuidados na colocação e retirada, para não se contaminar.

TB – Caso haja a necessidade de reutilizar a máscara, desde que ela não seja do modelo descartável, o que a pessoa deve fazer?

MF – As máscaras de pano são laváveis e podem ser reutilizadas pela mesma pessoa.  Devem ser levadas com água sanitária, preferencialmente, ou água e sabão. Também neste momento é importante ter cuidado para não se contaminar. Após manipular a máscara, lavar as mãos com água e sabão ou higienizar com álcool a 70%. Friso que essa luta é de todos nós. Cada um tem que fazer a sua parte, senão vamos perder muitas vidas e ter muito sofrimento ainda. O esforço de cada um é importante neste momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário