MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Guedes quer redistribuir a prefeitos e governadores 80% dos recursos da União


O ministro da Economia, Paulo Guedes, durante reunião com dirigentes da Frente Nacional de Prefeitos Foto: Wilson Dias/Agência Brasil
Ministro da Economia  fez promessas mirabolantes aos prefeitos
Gabriela Valente
O Globo

Nesta quarta-feira, o ministro da Economia, Paulo Guedes, recebeu um grupo de prefeitos para falar sobre a reforma da Previdência Social. Na reunião, segundo um dos participantes que pediu para não ter o nome divulgado, o ministro da Economia também falou sobre a reforma tributária. Teria dito que há dúvidas sobre qual proposta será encaminhada ao Legislativo: se a de um Imposto sobre Valor Agregado (IVA), elaborada pelo economista Bernard Appy, ex-secretário executivo da Fazenda, ou a ideia de criar um imposto único sobre movimentação financeira, defendida pelo secretário da Receita Federal, Marcos Cintra.
“O que pareceu certo é que ninguém quer a reforma que está no Congresso, do deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR). Essa não atende ninguém” — garantiu o prefeito ouvido pelo Globo.
PACTO FEDERATIVO – De acordo com outro participante, Jonas Donizette, de Campinas (SP), que preside a Frente Nacional de Prefeitos, o governo deve encaminhar um projeto de mudança no pacto federativo assim que a reforma da Previdência for aprovada.
Segundo o prefeito de Campinas, Guedes defende que 60% dos recursos sejam repassados para os municípios, 30% sigam para os estados e somente 10% fiquem com a União.
Atualmente, 55% de tudo que se arrecada no país vão para a União. Somente 25% são destinados aos estados. As prefeituras recebem 20%. “O ministro disse que, logo após a reforma da Previdência, ele quer inverter essa lógica. Ele até usou o slogan do presidente Bolsonaro: mais Brasil e menos Brasília”, comentou Donizette.
###

Nenhum comentário:

Postar um comentário