MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Governo e estudantes fecham acordo para desocupar escolas em Curitiba


Alunos devem deixar escolas até segunda-feira (31); são 60 ocupadas.
Apenas no Colégio Estadual do Paraná (CEP) o prazo é de 10 dias.

Do G1 PR
Estudantes do CEP antes da desocupação do prédio (Foto: Ana Zimmerman/ RPC Curitiba)Estudantes no Colégio Estadual do Paraná nesta sexta-feira (28) (Foto: Ana Zimmerman/ RPC Curitiba)
Estudantes e governo estadual chegaram a um acordo nesta sexta-feira (28) e ficou estipulado que todas as escolas em Curitiba deverão ser desocupadas até segunda-feira (31). A exceção é o Colégio Estadual do Paraná – o maior do estado – onde os alunos devem sair em até 10 dias. No interior, as negociações continuam, de acordo com o governo.

O movimento de Ocupa Paraná começou em 3 de outubro no Paraná. O número de escolas ocupadas chegou a 850, de acordo com os alunos. Dezenas de universidades também participam da mobilização. O jovens e adolescentes são contra à apresentação da medida provisória que promove mudanças no Ensino Médio.

Na capital paranaense, segundo o governo estadual, são aproximadamente 60 instituições de ensino ocupadas nesta sexta-feira.

Durante a tarde, uma oficial de justiça foi ao Colégio Estadual do Paraná para negociar a saída pacífica dos adolescentes. Mas não houve acordo. A tentativa ocorreu simultaneamente à reunião de representantes dos estudantes com o governo estadual que resulto neste acordo de desocupação.
Assinaram o documento o defensor público-geral, Sérgio Roberto Rodrigues Parigot de Souza, que representa os estudantes, o procurador-geral do Estado, Paulo Rosso, e o procurador-geral de Justiça, Ivonei Sfoggia.
Enem
Segundo o Governo do Paraná, com este acordo, fica aberto o caminho para que as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) sejam realizadas normalmente nos dias 5 e 6 de novembro para os alunos destes colégios.

Em meio ao cenário de ocupações de colégios estaduais, o Ministério da Educação condicionou a aplicação das provas à desocupação das escolas até 31 de outubro.
Reintegração de posse
Na quinta-feira (27), a juíza Patrícia de Almeida Gomes Bergonese, da 5ª Vara da Fazenda Pública de Curitiba, determinou a desocupação imediata de 25 colégios estaduais, incluindo o CEP. Segundo a magistrada, a decisão foi tomada para garantir o restabelecimento do direito à educação, ao trabalho e à proteção da criança e do adolescente.
Segundo os dados da Secretaria Estadual de Educação, na manhã desta sexta-feira, 491 escolas estavam ocupadas no Estado. Desde segunda-feira, 366 escolas foram desocupadas. O movimento Ocupa Paraná não atualiza os dados desde sexta-feira (21), quando havia 850 colégios ocupados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário