MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 28 de agosto de 2016

Menina escalpelada tem cirurgia adiada por falta de material, diz família


Adolescente de 12 anos está internada em hospital de Macapá.
Unidade remarcou procedimento para segunda-feira (29), às 16h.

Abinoan SantiagoDo G1 AP
amapá; macapá; escalpelada; acidente; (Foto: Vaneide Silva/Arquivo Pessoal)Menina ficou escalpeada após acidente de barco
(Foto: Vaneide Silva/Arquivo Pessoal)
A adolescente de 12 anos que ficou com o crânio exposto ao ter os cabelos e o couro cabeludo totalmente arrancados pelo eixo do motor de uma embarcação teve por duas vezes a segunda cirurgia reparadora adiada por falta de material no Hospital de Emergências (HE) de Macapá, alega a família.
O primeiro procedimento ocorreu logo após ela dar entrada na unidade de saúde no dia 20 de agosto. A outra seria na quarta-feira (24), mas precisou ser remanejada para o dia 29 devido a escassez de itens cirúrgicos.
O Hospital de Emergências informou que o procedimento está mantida para a mesma data, às 16h, e que atualmente os materiais cirúrgicos são suficientes.
"Marcaram para quarta-feira, mas deixaram para o dia seguinte, que também não teve. Tudo foi por falta de material. Adiaram duas vezes e agora a próxima está para segunda-feira. Ela fala, come bem, pede para ter alta, mas não depende da gente porque é preciso fazer essa cirurgia", disse a tia da garota, a autônoma Ivanete Lobato, de 38 anos.
O acidente aconteceu próximo ao município de Afuá, no Pará, mas, pela proximidade, a menina foi encaminhada para Macapá e está no setor específico do HE destinado às vítimas do trauma.
Tia da vítima escalpelada, Ivanete Lobato (Foto: Abinoan Santiago/G1)Tia da vítima escalpelada, Ivanete Lobato
(Foto: Abinoan Santiago/G1)
O  escalpelamento ocorreu quando a menina se abaixou para retirar o excesso de água da embarcação e seus cabelos enroscaram no eixo do motor, que, por girar rapidamente, arrancou o couro cabeludo dela.
Logo após dar entrada na unidade de saúde, parte do rosto dela passou por reparos das pálpebras e enxerto de pele foi aplicado na região do crânio. A segunda cirurgia dará continuidade ao tratamento.
Com o acidente, a mãe da garota, a dona de casa Iraci da Silva, de 28 anos, precisou deixar os outros três filhos pequenos em casa com o marido em Afuá.
De acordo com a tia da vítima do escalpelamento, a família passa dificuldades financeiras desde quando o pai dela paralisou a pesca para cuidar dos outros filhos.
"No momento, o pai dela tem que cuidar dos outros três filhos pequenos e não pode trabalhar. Ele recebe benefícios, mas deu problema no cartão do banco e a família acabou ficando sem dinheiro", contou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário