MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Famílias da antiga Favela de Jaraguá fecham avenida pela segunda vez


Moradores cobram pagamento do aluguel social, da prefeitura de Maceió.
Avenida Industrial Cícero Toledo ficou com parte da pista bloqueada.

Do G1 AL
Manifestantes atearam fogo a pneus pela segunda vez nesta sexta-feira (Foto: Karina Dantas/G1)Manifestantes atearam fogo a pneus pela segunda vez nesta sexta-feira (Foto: Karina Dantas/G1)
Famílias que foram despejadas da antiga Favela de Jaraguá bloquearam parte da Avenida Industrial Cícero Toledo pela segunda vez nesta sexta-feira (25). Eles cobram o pagamento do aluguel social, que é repassado pela prefeitura de Maceió. Eles atearam fogo a pneus e pedaços de madeira para impedir o tráfego de veículos.
O grupo de Gerenciamento de Crises da Polícia Militar foi acionado e conseguiu negociar com os manifestantes a liberação da via por volta das 16h. O Corpo de Bombeiros também foi acionado para pôr fim às chamas. O fogo era apenas em um lado da via, no sentido Pajuçara, mas equipes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) estavam no local ajudando a controlar o trânsito, que já foi liberado.
Na manhã desta sexta, os manifestantes chegaram a bloquear parte da mesma avenida, por pouco mais de uma hora, para cobrar uma solução ao problema. De acordo com uma das manifestantes, diversas famílias não receberam o benefício de R$ 250 este mês.
Bombeiros foram acionados para controlar as chamas (Foto: Karina Dantas/G1)Bombeiros foram acionados para controlar as
chamas (Foto: Karina Dantas/G1)
"Quero o meu dinheiro. O dono da casa em que moro já está me cobrando há dias. Tenho três filhos e dependo desse dinheiro. A prefeitura está dando o dinheiro para uns e para outros não", disse Karine Michele Vitor dos Santos.
A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) informou que suspendeu 52 benefícios devido a pendências de documentação exigida para recebimento do auxílio moradia, mas que as famílias foram comunicadas, e somente quando a situação for regularizada, o benefício será restabelecido.
Karine diz que a resposta da prefeitura não é verdadeira e relata que todos os documentos foram enviados para o órgão. "Enviei todos os documentos corretamente. Eles estão enrolando", questionou.
Ainda segundo a manifestante, as famílias haviam liberado a pista na manhã desta sexta após uma negociação com a Polícia Militar. "Um policial disse que iria nos ajudar e o dinheiro estaria na conta ao meio-dia. Mas não estava e por isso bloqueamos novamente", informou.
De acordo com a Semas, o dinheiro foi liberado no fim da manhã para os beneficiários que estão em situação regular. Se alguém não recebeu, segundo a secretaria, é porque está com pendência na documentação e precisa procurar a prefeitura para se regularizar.
Aluguel social
O benefício foi um garantia que a prefeitura deu aos moradores despejados do local, para que eles não ficassem sem moradia até que fosse entregue o habitacional destinado a eles. As famílias foram retiradas do local para a reurbanização da antiga Favela de Jaraguá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário