Pesquisador diz que fenômeno é comum em período seco.
'Ela continua majestosa e linda', diz jornalista que fotografou mudança.
Árvore em períodos diferentes foi registrada pela jornalista Val Sales (Foto: Val Sales/Arquivo pessoal )A árvore fica na chácara da irmã da jornalista. Ela conta que sempre visita o local e durante os meses de agosto e setembro passa a ter uma nova coloração em sua folhas. "Ela se transforma. Tem vezes que as folhas ficam bem verdes, depois passa a ficar marrom e até roxa, como no ano passado. Chama a atenção porque ela fica sozinha em meio ao pasto e então fica muito diferente. Quando está marrom, a gente pensa que a árvore está morta, mas as folhas estão brilhantes e bem novas", conta.
No mesmo período no ano passado, a árvore chegou a ficar com algumas partes roxas (Foto: Val Sales/Arquivo pessoal)Após liberar essas folhas, o pesquisador explica que a planta pode ficar até um mês sem a folhagem. A partir daí, a árvore aguarda o melhor período para começar a produzir novamente as folhas. "Elas aguardam o período de mais água no solo para produzir novas folhas, então são essas novas folhas que podem ser roxas ou marrons. Então, ela vai mudando gradativamente a coloração até voltar a ser verde", diz.
Durante o período seco no Acre, as folhas da árvore adquirem uma coloração marrom (Foto: Val Sales/Arquivo pessoal)Mesmo com a explicação técnica, Val diz que a árvore continua sendo uma das grandes surpresas que consegue encontrar no local tranquilo que escolhe para passar alguns dias. "Nesse tempo tão seco é lindo vê-la majestosa. É a natureza e encanta a gente", destaca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário