MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 27 de março de 2015

Feijoada de frutos do mar é opção para almoço na Semana Santa; veja


A empresária e cozinheira Leila Carreiro ensina a receita.
O prato é simples e leva, em média, 20 minutos para ficar pronto.

Lílian Marques Do G1 BA
Dona de um restaurante em Salvador, Leila Carreiro recebeu a equipe do G1 para mostrar uma receita que é uma boa pedida para o almoço na Semana Santa. O prato une duas paixões do baiano: o feijão e os frutos do mar. É a feijoada de frutos do mar. Feita com feijão branco, peixe e mariscos, que podem ser substituídos a gosto. A receita é simples e leva, em média, 20 minutos para ficar pronta. [Confira a receita na íntegra no vídeo acima].
Leila Carreiro, Dona Mariquita, em Salvador, Bahia (Foto: Lílian Marques/ G1)Leila mostra a feijoada de frutos do mar
(Foto: Lílian Marques/ G1)
Leila, que aprendeu a cozinhar com a mãe, e tem como especialidade cozinha regional, explica que usa o feijão branco por ele absorver melhor o sabor dos frutos do mar.
No entanto, ela explica que o feijão fradinho, muito usado para acompanhar comidas com azeite de dendê, também pode ser colocado como ingrediente no lugar do feijão branco. A receita acompanha arroz e pode ser servida também com uma farofa branca ou de dendê.
Veja os ingredientes (para uma receita que serve até três pessoas) e o modo de fazer:
1 concha de azeite de dendê
2 dentes de alho picados
1 cebola picada
1 pimentão picado
1 tomate grande picado
200 ml de leite de coco
Sal à gosto
Frutos do mar
100 gr de peixe cortado em cubo
100 gr de anéis de lula
100 gr de camarão
100 gr de mexilhões
120 a 150 gr de feijão branco
Para decorar
2 camarões grandes
2 mexilhões em casca
Modo de fazer
Cozinhe o feijão branco com as cascas do camarão, que será usado na receita e tempero e, depois de pronto, separe. Aqueça uma frigideira média e coloque o azeite para esquentar um pouco. Em seguida, frite o alho, depois a cebola, o pimentão e o tomate. Quando esses ingredientes começarem a murchar, acrescente o peixe, que deve ser cozido nessa mistura. Quando o peixe já estiver cozido, coloque os anéis de lula e deixe cozinhar por cerca de um minuto. Depois acrescente os mexilhões e, por último (após cerca de 3 minutos), coloque os camarões.
Para dar um sabor especial, coloque um pouco mais de alho nos camarões. Quando eles estiverem ficando rosa, acrescente sal a gosto, coentro também a gosto, o leite de coco e cozinhe por mais um minuto. Depois coloque o feijão com o caldo, deixe cozinhar até que ferva um pouco. Coloque os camarões grandes e os mexilhões em casca. Quando os camarões grandes estiverem rosa, desligue o fogo. Tire os camarões grandes e os mexilhões em casca e separe. Coloque a feijoada no recipiente em que irá servir e, em seguida, use os mexilhões e camarões para decorar o prato. Está pronta a feijoada de frutos do mar.
Tempo médio de preparo: 20 minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário