MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 31 de março de 2015

Advogado com leucemia consegue doador de medula na Alemanha


Jovem tem 34 anos; transplante será realizado nesta quarta-feira (1º).
Irmã de advogado mora nos Estados Unidos e fez campanha na internet.

Do G1 PR
O advogado Tiago Rodrigues, de 34 anos, que mora em Curitiba e sofre de leucemia, comemora ter conseguido um doador de medula óssea – que mora na Alemanha. Durante o período em que procurou por algum doador compatível, o advogado contou com uma ajuda especial da irmã que mora nos Estados Unidos Rita Saul, e que fez várias campanhas para incentivar as doações nas redes sociais. O transplante será realizado nesta quarta-feira (1º), no Hospital Nossa Senhora das Graças.
"Certamente não é nenhuma das pessoas que eu, direta ou indiretamente, influenciei para se cadastrar para doação, mas mesmo assim eu fico muito satisfeita porque não atendeu o meu irmão nessa campanha, mas vai atender outras pessoas", conta Rita. Segundo ela, em apenas um mês de campanha, o número de doadores aumentou em 11% o cadastro de doadores no estado.
"O importante é que se a gente consegue aumentar o número desses doadores voluntários aqui no Brasil, essa busca pode se tornar ainda maior e mais rápida e mais afetiva", explica a médica Daniela Setúbal.

Confira como doar
O número de voluntários cadastrados para doar medula óssea em todo o Paraná passa de 400 mil, segundo a Secretaria Estadual de Saúde. O cadastro pode ser feito em qualquer banco de sangue. Somente na rede do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) são 22 postos.
Para efetuar o cadastro, o candidato deverá apresentar um documento oficial de identidade com foto. O voluntário não pode ser usuário de drogas e não ter tido nenhum tipo de câncer ou doença hematológica, mesmo que já estejam curados.
No momento do cadastro serão coletados de 5 ml a 10 ml de sangue. Não é necessário estar em jejum, porém, é preciso evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a coleta.
Se for verificada compatibilidade com algum paciente cadastrado o doador é, então, convocado para fazer testes confirmatórios e realizar o procedimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário