MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 30 de março de 2015

Batata-doce ajuda no emagrecimento, diz nutricionista Karin Honorato


Especialista detalha os benefícios e dá dicas de preparo.
Alimento é rico em fibras e carboidrato de ‘excelente qualidade’.

Do G1 MG
A nutricionista Karin Honorato detalha, nesta segunda-feira (30), os benefícios da batata-doce. Segundo ela, o alimento caiu no gosto de pessoas que praticam atividades físicas e pode ser um aliado no emagrecimento.

“Apesar do nome batata, que todo mundo já assusta, principalmente quando está fazendo dieta de emagrecimento, a batata-doce ajuda inclusive a emagrecer. Ela é muito indicada nos lanches, principalmente no período da tarde”, ressalta.

Com baixo índice glicêmico, o alimento ajuda a controlar, por exemplo, a vontade de comer doce. De acordo com Karin, essa característica faz com que ele seja uma opção para quem tem diabetes.

A batata-doce, segundo a nutricionista, também é rica em carboidrato, mas de boa qualidade. “Assim como todas as batatas, a batata-doce também é muito rica em carboidrato. Mas é um carboidrato de excelente qualidade”, explica.

A nutricionista afirma que uma unidade média de batata-doce tem a quantidade de vitamina A que o corpo precisa em um dia. “A vitamina A é muito importante para melhorar a nossa imunidade e dar saúde para os olhos, para a pele e para os nossos cabelos”, cita Karin.

O alimento também é fonte de cálcio, essencial para os ossos; magnésio, importante para o relaxamento dos músculos e o bom funcionamento do sistema nervoso; vitaminas do complexo B, interessantes para o controle do estresse e da fadiga; e ferro, que ajuda a prevenir a anemia.

Karin Honorato diz que a batata-doce ainda é rica em fibras, que ajudam a equilibrar o intestino, a dar mais saciedade e a diminuir os índices de glicose e colesterol no organismo. A nutricionista indica que o consumo seja feito com casca. Além da fibra, a parte externa tem mais quantidade de antioxidantes e uma maior ação anti-inflamatória.

Depois de enumerar os benefícios da batata-doce, Karin dá duas dicas práticas e rápidas de como prepará-la. A primeira das duas sugestões usa o micro-ondas para cozinhar o alimento. Já na segunda ele é preparado em forma de chips.

Batata-doce cozida no micro-ondas

Ingredientes
- 1 batata doce média

Preparo
Enrole no papel toalha uma batata doce, limpa, e, de preferência com casca. Molhe bem e coloque no micro-ondas por cinco ou seis minutos.

Chips de batata-doce

Ingredientes
- 1 batata-doce grande em fatias finas
- 2 colheres de sopa de azeite extravirgem
- orégano a gosto
- sal
Preparo
Em um tabuleiro antiaderente, espalhe as fatias, que devem ter sido secas com papel toalha. Depois de colocar o azeite, retire o excesso, espalhando com papel toalha. Salpique o orégano e coloque um pouco de sal. A batata-doce deve ser levada ao forno por cerca de 20 a 30 minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário