MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 29 de março de 2015

Má conservação da BR-306 ameaça produção de perus em Mineiros, GO


Excesso de buracos e atoleiros impossibilitam chegada de ração para aves.
Município no sudoeste goiano tem 20% da produção nacional de perus.

Do G1 gO, com informações da TV Anhan
A má conservação da BR-306 vem prejudicando os criadores de perus de Mineiros, no sudoeste de Goiás, responsáveis por 20% de toda a produção nacional da ave. Quem trafega pela estrada, que não é asfaltada, enfrenta barro e uma sequência de buracos, impossibilitando a passagem de caminhões que levam rações aos perus. Diante do problema, os produtores temem que os animais morram.
“Até 24 horas elas conseguem ficar sem o alimento, aí elas vão se alimentar um pouco da cana. Depois de 24 horas elas começam a fazer o canibalismo e provocar mortalidade”, explica o presidente da Associação dos Criadores de Perus de Mineiros, Aloir Vicente da Silva.
A estrada liga Mineiros a Chapadão do Ceú. Apesar das placas informarem que a rodovia está em obras, pelo caminho não se vê ninguém trabalhando. Além do barro que forma atoleiros, as crateras que se formam no acostamento deixam a estrada perigosa. “Está feio. Acho que nem carrinho pequeno sobe aí. Com essa chuva que está dando agora aí nem descer não desce”, relata o caminhoneiro Rodrigo Venâncio.
Na região, há 36 granjas de perus e é pela via que passa boa parte da produção das aves até a indústria localizada na cidade. Atualmente, seis granjas estão interditadas porque os caminhões não conseguem trafegar pela estrada. Proprietários e trabalhadores de outras 12 granjas acreditam que também terão que paralisar os trabalhos caso o período chuvoso continue.
“Vai comprometer 2 mil funcionários diretos, mais 6 mil indiretos. Além disso a empresa [que compra as aves] já sinalizou para nós uma expansão, mas da forma como está a nossa infraestrutura hoje impossibilita”, afirma Aloir.
A Agência Goiana de Obras e Transportes (Agetop) afirma que as obras na rodovia foram iniciadas no ano passado e pararam por causa do período chuvoso. Ainda de acordo com o órgão, não é viável a realização de obras de pavimentação enquanto a terra está molhada.
Má conservação da BR-306 ameaça produção de perus em Mineiros Goiás (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)Estrada não é asfaltada e oferece riscos aos motoristas (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

Nenhum comentário:

Postar um comentário