Mercedes-Benz/Divulgação
Além dos SUVs compactos, na faixa de R$ 50 mil a R$ 100 mil, pelo menos
quatro utilitários-esportivos de luxo serão também produzidos no
Brasil. O que atraiu três marcas alemãs e uma inglesa foi o Inovar-Auto,
o programa do governo federal que reduz a carga tributária sobre os
importados à medida que se aumenta o índice de nacionalização e a
eficiência energética.
Com o programa, selos premium, como Audi, BMW, Land Rover e
Mercedes-Benz, viram uma oportunidade de ouro de ganhar competitividade
no mercado brasileiro e sul-americano.
Mercedes GLA
A Mercedes-Benz prevê o início de produção do utilitário-esportivo
(SUV) GLA para 2016. Atualmente, o jipinho de luxo ainda chega
importado, mas sua produção na nova planta de Iracemápolis (SP) é
garantida.
O SUV poderá compartilhar a linha de montagem com outros modelos da
Classe A. O GLA está no Brasil com a versão Advance, equipada com motor
turbo 1.6 litro de 156 cv, com preço estabelecido na faixa dos R$ 130
mil.
BMW X1 catarinense tem motor flex
O BMW X1 brasileiro já é uma realidade. O jipinho entrou em produção na
linha de Araquari (SC) em novembro. Da planta catarinense, também sairá
outro SUV do grupo, o Mini Countryman. O X1 catarinense é oferecido nas
versões sDrive 20i e sDrive 20i GP, ambos equipadas com motor flex 2.0
16v de 184 cv, e suas vendas se iniciam nas próximas semanas.
AUDI Q3, com turbo e injeção direta
Além do A3 Sedan, o simpático Q3 também ganhará identidade brasileira
neste ano. O jipinho alemão será fabricado na unidade do Grupo
Volkswagen em São José dos Pinhais (PR), onde irá compartilhar linha com
o Golf. Do trio alemão, ele oferece o melhor conjunto mecânico,
mantendo o motor TFSI 2.0 16v de 211 cv, caixa de seis velocidades e
tração integral Quattro.
Land Rover: o inglês carioca
A Land Rover voltará a produzir utilitários-esportivos no Brasil em
2016. O modelo escolhido para o retorno ao país, agora como fabricante, é
o novíssimo Discovery Sport, SUV compacto que chega para substituir o
Freelander 2 e irá se posicionar abaixo do Evoque. Este ano, o jipinho
chega importado da Inglaterra, até que a fábrica de Itatiaia (RJ) fique
pronta.
IX25 ainda é promessa
Quando a Hyundai lançou o compacto HB20 no mercado brasileiro, logo
surgiram rumores, projeções, adivinhações e um monte de boatos sobre um
jipinho compacto para competir com o EcoSport. Por enquanto, o máximo
que os sul-coreanos fizeram foi colocar plástico preto ao redor do hatch
e rebatizá-lo de HB20X. Mas a verdade é que o jipinho pode vir a ser
realidade em breve. Ainda na condição de conceito, o iX25 já foi exibido
em mostras como o Salão de Pequim (foto) e suas linhas são fiéis às
milhares de projeções publicadas pela imprensa especializada. O desenho é
praticamente final e deve aportar por aqui em 2016. Sob o capô, é
garantido o uso do motor 1.6 16v de 128 cv, já utilizado no hatch.
Nenhum comentário:
Postar um comentário