MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 11 de janeiro de 2015

Do frevo ao samba, prévias animam apaixonados pela folia em Olinda


Pitombeira faz seu tradicional ensaio aos domingos.
Baile do Menino da Tarde comemora 41 anos da troça carnavalesca.

Do G1 PE
Frevo agita foliões na sede da Pitombeira, em Olinda (Foto: Katherine Coutinho / G1)Frevo agita foliões na sede da Pitombeira, em Olinda (Foto: Katherine Coutinho / G1)
O domingo (11) é de folia no Sítio Histórico de Olinda. Apesar de faltar mais de um mês para o começo oficial do carnaval, blocos e troças já ensaiam, animando os apaixonados pela folia de Momo. Vários ritmos se misturam, do tradicional frevo na sede da Pitombeira dos Quatro Cantos ao samba no Baile do Menino da Tarde.
O ensaio da Pitombeira é parada certa dos foliões aos domingos. O aposentado Afredo Tibúrcio sai de Carpina, na Zona da Mata Norte, toda semana, para escutar o amado frevo. “Não tem nada igual à Pitombeira, eu gosto e muito”, conta Tibúrcio, que já perdeu a conta de há quantos anos frequenta a troça.
Publicitária Tâmara Mello não perde um ensaio se quer (Foto: Katherine Coutinho / G1)Publicitária Tâmara Mello não perde um ensaio sequer
(Foto: Katherine Coutinho / G1)
A publicitária Tâmara Mello é olindense e participa dos ensaios da troça todo santo domingo, acompanhada da filha, Maria Cecília, de quatro anos. A paixão surgiu ainda na infância e, todo ano, ela espera ansiosa para começar o período de prévias de carnaval. “Quando eu saio para trabalhar, passo aqui na frente. Sou completamente apaixonada por carnaval, amo frevo”, afirma a publicitária.
Se o frevo domina a Pitombeira, o baile de 41 anos do Menino da Tarde era a festa do samba. Aos 70 anos, o fundador da troça, Ernandes Lopes, admite que nunca imaginou para ver sua criação chegar tão longe. “Achava que ele ia ganhar vida própria e se desgarrar de mim. Lembro a primeira vez que saímos com o bloco... Todo ano, parece ainda o primeiro”, diz se emocionando.
Samba agita prévia do Menino da Tarde (Foto: Katherine Coutinho / G1)Samba agita prévia do Menino da Tarde
(Foto: Katherine Coutinho / G1)
O Menino da Tarde é uma das lendas de Olinda, sendo conhecido como o filho do Homem da Meia-noite com a Mulher do Dia. Foi o primeiro boneco feito pelo artista plástico Silvio Botelho, conhecido atualmente como 'pai' dos bonecos gigantes de Olinda.

Completando 50 anos no mesmo dia do baile, a chefe de cozinha Ednete Oliveira era só amores com o dono da festa. “Eu tinha nove anos quando ele começou a sair pelas ruas. Ele é lindo, é a riqueza da nossa Olinda”, se derrete Ednete.
O carnaval começa apenas no dia 14 de fevereiro, mas as prévias já tomam conta de Olinda a cada final de semana, com ensaio de blocos abertos ao público geralmente na parte da tarde.
Fundador do Menino da Tarde, Ernandes Lopes ainda se emociona cada folia com o pequeno gigante (Foto: Katherine Coutinho / G1)Fundador do Menino da Tarde, Ernandes Lopes ainda se emociona cada folia com o pequeno gigante (Foto: Katherine Coutinho / G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário