MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 31 de agosto de 2014

MST promove ocupação da fazenda de senador em Goiás


Segundo movimento, 3 mil famílias se instalaram na fazenda Santa Mônica.
Eunício Oliveira (PMDB-CE) é candidato a governador do Ceará.

Do G1, em Brasília
O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra anunciou que mais de 3 mil famílias ocuparam na madrugada deste domingo (31) a fazenda Santa Mônica, em Goiás, de propriedade do senador Eunício Oliveira (PMDB-CE). A Polícia Militar de Goiás informou que não houve violência durante a ocupação.
O diretor-administrativo da Agropecuária Santa Mônica divulgou nota na qual informa que a invasão da fazenda "é um ato surpreendente por se tratar de uma área totalmente produtiva, implantada no Estado de Goiás há mais de 25 anos, localizada numa região sem conflitos agrários".
Para o MST, a fazenda, que ocupa uma área de mais 20 mil hectares nos municípios goianos de Alexânia, Abadiânia e Corumbá, é "improdutiva" e destinada à "especulação fundiária, em uma região onde o preço da terra tem se valorizado muito nos últimos anos".
Segundo o diretor da fazenda, a propriedade "observa todas as normas da legislação trabalhista, tributária e ambiental, inclusive com áreas de proteção (RPPM) e de guarda de espécies da fauna silvestre homologadas pelo Ibama".
Eunicio Oliveira concorre ao governo do Ceará e possui o maior patrimônio declarado (R$ 99 milhões) dentre todos os candidatos a governador na eleição deste ano. A fazenda aparece na lista de bens do senador registrada na Justiça Eleitoral.
Em nota, a direção estadual do MST em Goiás afirma que a ocupação da fazenda Santa Mônica é a maior realizada no estado nos últimos dez anos. "Com essa ocupação, o MST reafirma seu compromisso com a sociedade brasileira de lutar pelo fim do latifúndio, contra o agronegócio e pela produção de alimentos saudáveis para o povo da cidade e do campo", diz o texto da nota.

Nenhum comentário:

Postar um comentário