Nunca antes na história deste país nós tivemos governantes com tanta desfaçatez:
A
presidente Dilma Rousseff participou na manhã deste domingo da
inauguração oficial da nova área de embarque internacional do terminal 2
do Aeroporto Internacional do Galeão, na Ilha do Governador, Zona Norte
do Rio. A reforma dos terminais 1 e 2 do Galeão custou 354,75 milhões
de reais, segundo a Infraero, mas está inacabada e não ficará pronta
para a Copa do Mundo. A assessoria da Presidência impediu o acesso de
repórteres ao local. Apenas cinegrafistas e fotógrafos puderam entrar e
acompanhar a visita inaugural de Dilma.
As obras
no Galeão começaram em 2008, mas a reforma atrasou. A nova área de
embarque internacional inaugurada pela presidente é parte da ampliação
do terminal 2 e está em funcionamento desde janeiro. No entanto, as
obras no terminal 1 e no novo setor de desembarque internacional do
terminal 2 continuam inacabadas e não ficarão prontas até a Copa. Vários
trechos do Galeão estão cercados por tapumes.
O
ex-governador do Rio Sérgio Cabral Filho (PMDB) chegou ao aeroporto
acompanhado do prefeito Eduardo Paes (PMDB) para participar da
cerimônia. Dilma ainda participa nesta manhã da inauguração do BRT
Transcarioca em Madureira, na zona norte, e da entrega de 564
apartamentos no Complexo de Manguinhos, também na zona norte do Rio.
BRT - Até
o início da Copa do Mundo, no dia 12 de junho, o BRT Transcarioca,
corredor exclusivo para ônibus que ligará o Aeroporto Internacional do
Galeão (na Ilha do Governador, zona norte) a Barra da Tijuca (na zona
oeste), terá apenas duas das sete linhas previstas em funcionamento.
Neste domingo, a presidente Dilma Rousseff inaugura o sistema ao lado do
governador do Rio, Luiz Fernando Pezão (PMDB), e do prefeito. Nesta
segunda-feira, começarão a funcionar 20 estações, da Barra da Tijuca a
Jacarepaguá. Dois dias depois, na quarta-feira, a linha semidireta
Barra-Galeão começará a funcionar.
Os
turistas que chegarem ao Rio pelo Aeroporto Internacional e desejarem ir
ao estádio do Maracanã, deverão embarcar na linha semidireta
Barra-Galeão (R$ 3) e fazer a integração com o metrô na estação Vicente
de Carvalho (mais R$ 3,50) até a estação Maracanã. O tempo médio de
viagem é de 1 hora, com saídas a cada 20 minutos. Durante a Copa, o Rio
deve receber 850 mil turistas brasileiros e estrangeiros.
Ao todo, o
BRT terá 47 estações, distribuídas em 39 quilômetros, que cortarão 27
bairros (incluindo os complexos de favelas da Cidade de Deus, Penha,
Alemão e Maré). Também foram construídos dez viadutos, três mergulhões e
cinco terminais rodoviários que se integrarão ao sistema. A abertura
das estações será gradual para diminuir os impactos das mudanças viárias
para a população. A previsão da secretaria de Transportes é de que, em
três meses, o sistema funcione plenamente.
Com 147
ônibus articulados, cada um com capacidade para transportar 200 pessoas,
o BRT deverá transportar 320 mil pessoas. Integrado aos demais modais
da cidade (trem, metrô e ônibus), além da Transoeste, Transolímpica e
Transbrasil (corredores de ônibus que estarão completos até 2016), a
expectativa é de que o sistema atenda 450 mil pessoas por dia e retire
478 ônibus das ruas. Cálculos da prefeitura apontam para uma redução de
60% no tempo de deslocamento.
Segurança.
As 47 estações e os 147 veículos serão monitorados 24 horas pelo Centro
de Controle Operacional, que já controla a Transoeste (que conecta a
Barra da Tijuca e Santa Cruz, bairros da zona oeste). Além disso, a
segurança será feita por policiais militares em dias de folga, como
parte do Programa Estadual de Integração na Segurança (PROEIS).
Policiais à paisana e desarmados circularão dentro dos ônibus e outros
agentes armados e uniformizados ficarão nas estações.
Para
monitorar todo o trajeto (que tem 120 cruzamentos), a Prefeitura
implantou 39 radares ao longo do BRT (um por quilômetro) e aumentou a
quantidade de placas sinalizadoras para reduzir a quantidade de
acidentes e atropelamentos. (Veja).
Nenhum comentário:
Postar um comentário