MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

'Sensação que o chão vai abrir', diz moradora após tremores no RN


Sequência de abalos sísmicos vem assustando população de Pedra Preta.
UFRN registrou 240 tremores em uma semana no município.

Do G1 RN

"A sensação é que o chão vai abrir". Assim Maria do Socorro descreve o que vem passando nos últimos dias, quando os tremores de terra se intensificaram no município de Pedra Preta, localizado a 149 quilômetros de Natal. Apesar dos abalos serem considerados de baixa magnitude pelos pesquisadores, a população da cidade está assustada.

A moradora Maria do Socorro, por exemplo, dormiu na noite desta quinta-feira (31) no quintal da casa junto com a família. "Quando começou a tremer ficamos com medo e colocamos os colchões na área", diz. Entre 20h e 23h da quinta pelo menos dez tremores foram registrados pelo Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O maior deles teve magnitude 3,5.

Foi o que fez o mecânico Mequiel Batista ao sentir os abalos na noite de quinta. "As paredes treimam, o teto estalou e as telhas rangiam. Fiquei com medo de algo e saí", conta.
A preocupação aflige principalmente as pessoas que moram em casas antigas. A moradora Fátima Santos teve o lar construído na década de 1950. Com os tremores, a parede rachou e mulher temeu pela segurança dos filhos. "Tenho até medo de morar aqui com várias crianças. Vejo a hora cair tudo por cima da gente. Ficamos com medo quando aconteceu e corremos para fora de casa.

De acordo com o pesquisador Joaquim Ferreira, do Laboratório Sismológico da UFRN, o medo da população acontece mais pela sequência de tremores, do que propriamente pela magnitude dos abalos. "Quando se tem vários abalos seguidos a população fica bastante tensa", afirma.


Calamidade

O prefeito de Pedra Preta, Luiz Antônio Bandeira de Souza, conta que está preparando a documentação para pedir o decreto de estado de calamidade na região. A cidade não tem Defesa Civil nem Corpo de Bombeiros, e precisa ser atendida pelos órgãos estaduais.
A ausência dos órgãos nos municípios potiguares foi alertada pelo assessor de comunicação do Corpo de Bombeiros, tenente Cristiano Couceiro. "Devido a diversos fatores, os desastres naturais têm ficado mais comuns. Por isso os municípios precisam fortalecer essa prevenção para dar primeira resposta a população. O que observamos é que após várias ocorrências como essa, o município pouco fez e precisou os órgãos do governo intervissem para acalmar a população", diz.
Morando em casas antigas, habitantes de Pedra Preta temem abalos sísmicos (Foto: Jorge Talmon/G1)Morando em casas antigas, habitantes temem
abalos sísmicos (Foto: Jorge Talmon/G1)
Uma equipe da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros foi enviada ao município para vistoriar casas e avaliar a situação na cidade. O coronel Josenildo Acioli, coordenador estadual da Defesa Civil, explica que a população recebeu orientações na manhã desta sexta-feira (1) de como proceder em caso de novos tremores. "É preciso tranquilizar a população. Estamos articulando as vistorias nas casas e vamos produzir um relatório sobre a situação", informa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário