MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Parte dos novatos dos 'Mais Médicos' na BA vai atuar em áreas indígenas


Profissionais deixaram capital com destino ao local de trabalho nesta sexta.
Médicos farão treinamento específico para conviver com a cultura indígena.

Do G1 BA

Encerramento da segunda etapa dos Mais Médicos em Salvador, na Bahia (Foto: Divulgação/Sesab)Encerramento da segunda etapa dos Mais Médicos
(Foto: Divulgação/Sesab)
Nesta sexta-feira (1°), 227 profissionais estrangeiros foram deslocados para as unidades em que irão atuar pelo programa federal Mais Médicos, do governo federal. Antes da partida, eles participaram do encerramento das atividades pedagógicas no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador.
De acordo com a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), eles estudaram os serviços oferecidos e as características do Sistema Único de Saúde (SUS).
Dez médicos serão encaminhados para comunidades indígenas baianas situadas nas cidades de Euclides da Cunha, Ilhéus, Itamaraju, Pau Brasil, Paulo Afonso, Ribeira do Pombal e Porto Seguro. Lideranças índigenas das etnias Pataxó, Tuxá e Kiriri estiveram presentes na cerimônia de despedida. Os médicos são de nacionalidades cubana, espanhola, portuguesa, boliviana e venezuelana
A Sesab informa que 2/3 da população indígena nunca teve assistência médica regular e afirma que há um projeto para a construção de 40 Unidades de Saúde da Família (USF) com médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem nas localidades, com previsão de conclusão até 2014.
O médico que vai atuar em território indígena terá um treinamento de três dias antes de realizar os primeiros atendimentos, com objetivo de repassar informações sobre cultura, costume, prática religiosa de cada etnia.
Encerramento da segunda etapa dos Mais Médicos em Salvador, na Bahia (Foto: Divulgação/Sesab)Encerramento da segunda etapa dos Mais Médicos em Salvador, na Bahia (Foto: Divulgação/Sesab)

Nenhum comentário:

Postar um comentário