MEDIÇÃO DE TERRA

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terça-feira, 19 de novembro de 2013

Panamá mostra interesse comercial no Porto de Santana, no Amapá


Embaixadora do Panamá diz que porto seria ponto comercial estratégico.
Visita ao estado foi para conhecer estrutura logística do porto de Santana.

Abinoan Santiago Do G1 AP

Embaixadora do Panamá Gabriela Carranza visitou Amapá nesta terça-feira (19) (Foto: Abinoan Santiago/G1)Embaixadora do Panamá Gabriela Carranza visitou
Amapá nesta terça-feira (19) (Foto: Abinoan
Santiago/G1)
A embaixadora do Panamá Gabriela Carranza disse em visita ao Amapá nesta terça-feira (19) que o país tem interesse em utilizar o Porto de Santana como ponto estratégico para o movimento de mercadorias do Brasil ao Panamá.
"Vim ao Amapá para conhecer o porto e saber das oportunidades que o estado tem a oferecer ao meu país", disse Carranza.
A visita da embaixadora ao Amapá faz parte do intercâmbio comercial entre o governo do estado e Panamá. Em setembro de 2013, o governador  Camilo Capiberibe visitou por cinco dias o país da América Central para conhecer a estrutura logística do local e apresentar a opção da estrutura do porto do Amapá.
De acordo com o secretário de Indústria, Comércio e Mineração José Reinaldo Picanço, o Porto de Santana diminuiria a distância percorrida no escoamento de mercadorias do Centro-Sul do Brasil a outros países.
Um exemplo prático com a inclusão do porto do Amapá na rota de grandes exportações seria o escoamento de grãos produzidos em Mato Grosso. Ao invés de a exportação da mercadoria acontecer pelo Porto de Santos, ela seria escoada pelo de Santana, no Amapá.
"Enxergamos a possibilidade de o Amapá se tornar uma opção brasileira para entrada e saída de produtos", contou Picanço.
Neste ano, a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) chegou a ouvir representantes do governo do Amapá e da Companhia Docas de Santana. Segundo dados apresentados no encontro, a rota reduziria em 30% os custos de frete para os produtores de Mato Grosso, com o uso do porto do Amapá.
Porto de Santana movimentou 962.607 toneladas de cargas em 2013 (Foto: Aline Medeiros/CDSA)Parceira também pretende fomentar investimentos
no Porto de Santana  (Foto: Aline Medeiros/CDSA)
Capiberibe afirmou que a intenção com a parceria do estado com o Panamá é fomentar investimentos no Porto de Santana.
"O porto é de propriedade da União e está delegado ao município de Santana até 2027. Qualquer investimento nele depende de um dialogo entre as partes. Dentro disso, o governo do estado tem recursos previstos para formatação de projetos para acertar a vocação do porto", disse Capiberibe.
O porto de Santana foi construído na década de 1950 pela Indústria de Comércio de Minérios (Icomi) para o embarque de manganês. Atualmente, além de escoar minérios, o porto também embarca e desembarca contêineres.
"Investimentos no porto são para readequá-lo à nossa necessidade. Hoje em dia, ele precisa evoluir para escoamento de grãos", declarou Capiberibe.
Técnicos da Secretaria Especial dos Portos (SEP) visitaram o Amapá em julho de 2013 e constaram a necessidade de construção de mais um píer para embarque e desembarque de mercadorias em navios. A obra aumentaria em 40% a capacidade de movimentação de cargas no porto.

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