MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 23 de novembro de 2013

Manifestação reúne milhares contra políticas de austeridade na Espanha


Protesto em Madri uniu sindicatos e movimentos da sociedade civil.
Protestos semelhantes foram convocados em dezenas de cidades.

Da AFP

Prostestos ocorrem na Espanha contra austeridade neste sábado (23) (Foto: Gerard Julien/AFP)Prostestos ocorrem na Espanha contra austeridade neste sábado (23) (Foto: Gerard Julien/AFP)
Contra os cortes, a reforma trabalhista, o resgate dos bancos, e em defesa dos hospitais, das pensões e da cultura, milhares de pessoas saíram em passeata neste sábado (23) em Madri, em um protesto que uniu sindicatos e movimentos da sociedade civil.
Sob o lema "Use sua força", a chamada Cúpula Social, que reúne os grandes sindicatos e uma centena de associações, convocou uma passeata conjunta com as "marés cidadãs" de defesa dos serviços públicos.
A manifestação tornou-se um amálgama de descontentamentos com o Executivo do conservador Mariano Rajoy, dois anos após a sua eleição.
"Estamos aqui por 30 mil motivos. O que pedimos é que não pisem tanto no povo", criticou o operário Epifanio López, de 59 anos.
"O governo tem que mudar", exigiu a estudante de medicina Laura Fernández, 19, criticando os cortes na área da saúde e defendendo o ensino público.
"Nosso protesto é contra um tipo de política que afeta todos os setores", explicou Miguel Abad, de 20 anos.
Protestos semelhantes foram convocados em dezenas de cidades, em um país mergulhado na crise desde 2008, e que, com quase 26% de desemprego, vê o governo se esforçar para poupar 150 bilhões de euros em dois anos e meio.
A passeata não teve o clima festivo dos protestos anteriores. "Acho que as pessoas estão com a moral muito baixa por tudo o que está acontecendo", disse a aposentada Marga Arenas, de 67 anos. "Existe um certo sentimento de resignação."
A convocação não conseguiu somar os "indignados" do movimento 15M, que organizaram uma manifestação alternativa em outro ponto da capital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário