MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Histórias do imaginário amazônico são reunidas em livro


Lançamento de publicação ocorre nesta sexta-feira (22), em Barcarena.
Livro foi escrito por professores e alunos do município.

Do G1 PA

Livro foi feito de maneira coletiva com alunos de 27 escolas ribeirinhas de Barcarena. (Foto: Ana Mokarzel/Divulgação)Livro foi feito de maneira coletiva com alunos de 27 escolas ribeirinhas de Barcarena. (Foto: Ana Mokarzel/Divulgação)
Será lançado nesta sexta-feira (22), em Barcarena, no nordeste do estado, o livro “Projeto Catavento: contando as histórias que nos contaram”, que reúne histórias do imaginário amazônico. O livro foi escrito em coautoria por alunos, professores e coordenadores do projeto.
São 46 histórias contadas boca a boca, que se reproduzem por gerações, por meio de lendas, mitos, contos assombrados e narrativas literárias típicas da região. Os textos foram compilados a partir de depoimentos de pessoas que detinham o conhecimento das histórias e passou por correções textuais para aprimorar a narartiva.
O livro é resultado de um trabalho coletivo realizado em 2012 em 27 escolas ribeirinhas de Barcarena. Durante a realização do projeto, foram escritas mais de 160 histórias em sala de aula, com alunos do ensino fundamental.
Para Márcia Campos, coordenadora dos projetos sociais da Alubar, que realizou o projeto, o propósito do livro foi cumprido. “É o resultado de um trabalho elaborado ao longo dos anos que coloca em ação os propósitos essenciais do Projeto Catavento: o incentivo concreto à prática da leitura e da escrita”, afirma.
O Projeto Catavento tem como principal objetivo estimular a leitura dos alunos das 27 escolas ribeirinhas que existem na região de Barcarena. Os livros e jogos educativos são levados em 28 baús que são divididos pelas escolas (uma escola fica com dois baús, por causa do grande número de alunos) e juntos formam uma grande biblioteca itinerante com mais de 1000 itens.
O pré-lançamento do livro ocorre nesta sexta (21) na Casa Rosada, no bairro da Cidade Velha, em Belém.
Serviço
Pré-lançamento do livro “Projeto Catavento: Contando as histórias que nos contaram” ocorre nesta quinta (21), às 18h30, na Casa Rosada, localizada na rua Siqueira Mendes, 61, no bairro da Cidade Velha, em Belém. O lançamento ocorre nesta sexta (22), às 8h, no Salão Paroquial da Igreja Matriz de Barcarena, localizada na avenida Cronge da Silveira, s/n, em Barcarena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário