MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Grafite gera especulação sobre presença de Banksy em Fortaleza


Trabalho com assinatura do grafiteiro foi feito em Fortaleza.
Organizador de festival de arte urbana afirma que ele confirmou presença.

Gabriela Alves Do G1 CE

Grafite foi feita na sede do Batalhão da Polícia Militar (Foto: André Teixeira/G1)Grafite foi feito no muro do Batalhão de Choque da Polícia Militar, em Fortaleza (Foto: André Teixeira/G1)
Um grafite no muro do Batalhão de Choque da Polícia Militar do Ceará levantou suspeitas sobre a presença do artista britânico Banksy em Fortaleza. Até a tarde desta quinta-feira (21), o trabalho que leva a assinatura do artista conhecido por obras com crítica social e preferir o anonimato poderia ser visto na Rua Jaime Benévolo. Antes do grafite ser feito, organizadores do "Festival Concreto - 1° Festival Internacional de Arte Urbana", realizado de 15 a 22 de novembro, já tinham afirmado que o artista confirmou “passar por Fortaleza”.
“Ele (Banksy) não disse quando chegaria nem quando iria embora, se seria durante ou depois do festival. Disse que ia passar por Fortaleza e que não precisávamos nos preocupar com passagem e hospedagem. Ele viria por conta própria, sem nenhum vínculo com o festival”, conta Narcélio Grud, um dos organizadores do evento. De acordo com o Grud, eles conseguiram entrar em contato com Bansky por intermédio de um outro artista que trabalhou em um festival organizado por ele.
Se o trabalho no muro de Fortaleza for de Banksy, será o primeiro trabalho do artista na América Latina. Para o grafiteiro e organizador, o grafite no muro da capital cearense não é de Banksy. “Acho que não é dele. Acho que é fake. Acompanho o trabalho dele, não parece muito com o traço dele. Todo dia, estamos olhando o e-mail para saber se ele escreve algo. Não sabemos também se ele está na cidade”, diz Grud.
Narcélio Grud afirmou que o primeiro contato foi feito no mês de março e que, somente em outubro, ele confirmou a vinda. “No convencimento, falamos que o festival era formado na maioria por artistas latino-americanos, que tinha apoio do poder público e que ele não seria uma atração do festival. Foi uma longa conversa nossa com poucas palavras dele”, diz.
Enquanto os fortalezenses e artistas que participam do festival esperam algum “sinal” de Banksy, a Polícia Militar afirmou que o trabalho com a assinatura do artista será apagado ainda nesta quinta-feira (21). “É uma área bem escondida, no fim do muro. Com certeza, foi feito durante a madrugada. Vamos restaurar”, afirmou o major Alexandre Ávila, comandante do Batalhão de Choque.
Desde o dia 15 de novembro, muros de Fortaleza recebem trabalhos de artistas urbanos como parte da programação do Festival Concreto. Intervenções foram feitas no Instituto Penal Professor Olavo Oliveira, Centro Dragão do Mar, Casas de Cultura da UFC,  Farol do Mucuripe, caixa d´água da Avenida Leste Oeste e na sede da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece).

Nenhum comentário:

Postar um comentário