MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Festival gastronômico revela sabores inéditos com ingredientes típicos


9ª edição do Cacoal Sabor apresenta 19 pratos para amantes da gastronomia.
Entre eles está a pizza veneziana com pirarucu.

Magda Oliveira Do G1 RO

Chef de cozinha Cléo Ressetti entre participantes do festival (Foto: Magda Oliveira/G1)Chef de cozinha Cléo Ressetti entre participantes do festival (Foto: Magda Oliveira/G1)
Para fortalecer o crescimento gastronômico do município de Cacoal (RO), foi lançada na noite de segunda-feira (18), a 9ª edição do festival gastronômico – Cacoal Sabor. O evento será realizado até 15 de dezembro. Em 2013 são 19 restaurantes participantes, produzindo pratos com ingredientes típicos da região. Os amantes da gastronomia podem apreciar os sabores nos principais restaurantes do município.

Entre os pratos  está a pizza veneziana com pirarucu, que dá água na boca só de olhar. A criação é da chef Simone Berling, de 25 anos. De acordo com ela, para chegar ao resultado final a brincadeira com os ingredientes foi fundamental. “Misturei pimentão vermelho e amarelo com a carne de pirarucu. Também utilizei azeitonas pretas e a mussarela, que não poderia faltar. O resultado foi maravilhoso, além de muito colorido o sabor é ótimo”, afirmou a chef.

Cada restaurante preparou um prato exclusivo, que durante o mês de aniversário do município, novembro, será comercializado. Eles trazem ingredientes como açaí, castanha-do-pará, mandioca, cupuaçu e diferentes tipos de peixes.

De acordo com o vice-presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Delmar José Sepp, na área gastronômica, Cacoal é marcado pelo antes e depois' do festival. “Após iniciarmos o evento, os donos de restaurantes passaram a se preocupar com a qualidade do produto oferecido aos clientes. Melhoraram a infraestrutura e a qualidade do atendimento. Tudo isso é reflexo de uma boa concorrência”, ressalta Delmar.

Para a produção dos 19 pratos inéditos, os restaurantes tiveram a supervisão e orientação da chef de cozinha Cléo Ressetti, que visitava os estabelecimentos dando dicas de como incluir os ingredientes do cardápio nos pratos. “Eu passava em todos os restaurantes indicando a melhor forma de usar os ingredientes, mas o mérito é de cada cozinheiro que no final conseguiu dar um toque especial para aguçar o paladar”, destaca Ressetti, que é de Curitiba (PR), formada em gastronomia e à frente do festival pela 5ª edição.

Para conhecer os pratos e apreciar os sabores, um guia com imagens das comidas e informações sobre o estabelecimento foi criado. O material pode ser adquirido pelos consumidores nos principais restaurantes da cidade.
Pizza veneziana com pirarucu foi criada pela chef Simone Berling (Foto: Magda Oliveira/G1)Pizza veneziana com pirarucu foi criada pela chef Simone Berling (Foto: Magda Oliveira/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário