MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Encontro dos Tambores no Amapá reúne mistura de ritmos africanos


Evento tem marabaixo, batuque, zimba, tambor de crioula e sairé.
Programação faz parte da Semana da Consciência Negra no Amapá

Abinoan Santiago Do G1 AP

Evento reúne representantes de comunidades de todo o Amapá (Foto: Abinoan Santiago/G1)Evento reúne representantes de comunidades de todo o Amapá (Foto: Abinoan Santiago/G1)
Ao som de batuque de caixas, a abertura do Encontro dos Tambores contou um pouco da história, raízes, crenças e tradições da cultura africana no Amapá, na noite desta quinta-feira (21). O evento faz parte da programação da Semana da Consciência Negra no estado, iniciada em 16 de novembro.
Na primeira noite do Encontro dos Tambores, 13 grupos se apresentaram. O evento iniciou por volta de 20h com o tradicional rufar de tambores para dar passagem ao Marabaixo do Athur Sacaca, o primeiro grupo a se apresentar na União dos Negros do Amapá (UNA), bairro Laguinho, em Macapá.
Caixas de batuque dão ritmo às canções no Encontro dos Tambores (Foto: Abinoan Santiago/G1)Caixas de batuque dão ritmo às canções no Encontro dos Tambores (Foto: Abinoan Santiago/G1)
Com danças tradicionais, participantes vestidos a caráter puderam cantar e dançar com os chamados ‘ladrões de marabaixo’.  A noite de apresentações encerrou com o grupo Raízes do Marabaixo da Tia Joca.
Ao todo, o Encontro dos Tambores prevê a participação de 47 comunidades afro-descendentes de todo o estado e da Guiana Francesa. As comunidades estrangeiras vão se apresentar em 22 e 23 de novembro.
  •  
Músicas que contaram histórias de origem africana foram cantadas no evento (Foto: Abinoan Santiago/G1)Músicas que contam histórias de origem africana foram cantadas no evento (Foto: Abinoan Santiago/G1)
O evento é um dos mais tradicionais do Amapá, reunindo comunidades de todo o estado, que têm como principal expressão cultural o marabaixo, batuque, zimba, tambor de crioula e sairé.
O encerramento da Semana da Consciência Negra no Amapá será com a banda Olodum, da Bahia, em 25 de novembro. Na mesma noite também serão apresentadas as candidatas ao título de Musa do Carnaval 2014 e o enredo das escolas de samba do estado.
Mulher quilombola representando a comunidade de Ilha Redonda (Foto: Abinoan Santiago/G1)Mulher quilombola representando a comunidade de Ilha Redonda (Foto: Abinoan Santiago/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário