MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

'Ele se preparou para isso', diz filho de José Dirceu sobre prisão do pai


Ex-ministro mudou hábitos alimentares e físicos para enfrentar prisão.
Deputado Zeca Dirceu (PT-PR) visitou o pai na terça (19) e na quarta (20).

Luciane Cordeiro Do G1 PR, em Paranavaí

José Dirceu ao lado do filho, o deputado Zeca Dirceu (PT), durante ato em Curitiba (Foto: G1 PR)José Dirceu ao lado do filho, o deputado Zeca
Dirceu (PT), durante ato em Curitiba (Foto: Arquivo/
G1 PR)
Após dois dias de visitas ao Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, o filho do ex-ministro José Dirceu, Zeca Dirceu, afirmou que o pai segue "firme e determinado". Zeca, que é deputado federal pelo PT do Paraná, contou em entrevista ao G1 que o pai já vinha se preparando psicológica e fisicamente para o momento da prisão desde a iminência da condenação. Segundo o filho, Dirceu mudou hábitos alimentares e começou a praticar atividades físicas.
“A situação é difícil para ele e para a minha família, mas mesmo assim ele está tentando manter a rotina”, afirmou o deputado. “Claro que não está comendo como se estivesse em casa, mas, na medida do possível, tem se exercitado e está confiante que, nos próximos dias, terá autorização para trabalhar”, acrescentou.  Segundo Zeca Dirceu, o pai não pretende ser transferido para outra cidade, mas não especificou a atividade que ele poderá exercer em Brasília.
Dirceu está preso desde sábado (16) no Complexo Penitenciário da Papuda. Na segunda-feira (18), foi transferido para o Centro de Internamento e Reeducação (CIR), onde cumpre a pena em regime semiaberto. Ele recebeu a visita de familiares, incluindo o filho, na terça (19) e na quarta-feira (20).
Nas visitas, Zeca disse que não notou abatimento no pai ou nos companheiros de prisão, como Delúbio Soares. Mas mostrou apreensão com o estado de saúde de José Genoino (PT-SP), transferido para o Instituto de Cardiologia do Distrito Federal.
“O Genoino não estava nada bem. Ele precisa manter uma dieta especial para controlar o problema de coagulação, mas na prisão não conseguiu seguir o que foi recomendado pelos médicos e piorou”, afirmou.
Para Zeca Dirceu (PT-PR)  o ministro Joaquim Barbosa, presidente do STF, agiu arbitrariamente ao pedir a prisão de Genoino, uma vez que o Judiciário tinha conhecimento do estado de saúde do deputado licenciado. "O Genoino estava muito mal, se alguma coisa tivesse acontecido com ele durante esse período, o ministro Joaquim Barbosa se transformaria em um assassino, porque sabia que ele  tinha feito uma cirurgia e precisava de cuidados ", afirmou o deputado.
Na terça-feira (19), o filho do ex-ministro da Casa Civil emitiu uma nota, assinada por deputados  - entre eles o presidente do PT, Rui Falcão, e o presidente do PC do B, Renato Rabelo -, senadores e prefeitos petistas, juristas e advogados, repudiando a atitude tomada pelo presidente do STF ao decretar a prisão dois dias antes de expedir as cartas de sentenças, as quais orientam o juiz responsável pelo cumprimento das penas. "Essa pirotecnia que foi feita em volta das prisões é um absurdo", disse Zeca Dirceu.
Ainda sobre o pai, Zeca disse que o ex-ministro tem recebido visitas de diversos parlamentares, amigos e familiares. “Eu tenho recebido muitas ligações de pessoas que querem ir até lá, mas não sabem o que precisam fazer para visitá-lo. Isso demonstra que muita gente está preocupada com ele”, afirmou o deputado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário