MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue é lembrado com ação em RR


Abertura da ação será às 8h, desta segunda-feira (25), no Hemocentro.
Durante a semana, a unidade estará de portas abertas para receber doares.

Do G1 RR

 
São Pedro (SP) realiza campanha de doação de sangue (Foto: Daniella Oliveira / Prefeitura de São Pedro) Durante semana do doador o Hemocentro espera
receber pelo menos 80 pessoas
(Foto: Daniella Oliveira / Prefeitura de São Pedro)
No Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, comemorado nesta segunda-feira (25), a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), por meio do Hemocentro de Roraima, inicia a Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue. A abertura será às 8h, no Hemocentro, na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes.
Segundo a coordenadora de captação Terezinha de Jesus Khan, durante toda a semana, a unidade estará de portas abertas para receber os doares. O atendimento será das 7h30 às 12h, e das 13h30 às 18h.
“Esperamos receber pelo menos 80 pessoas diariamente, e com isso ampliar o número de bolsas no estoque”, afirmou. A programação encerra no próximo sábado (30), com a realização da XVIII Campanha de Doação de Sangue, da II Igreja Presbiteriana, das 7 às 17h, localizada na Rua Gustavo Mesquita, bairro 31 de Março. Neste dia a unidade fechará as portas, e a equipe de 30 profissionais, da unidade, atuará na coleta externa na igreja.
A coordenadora esclarece que em 2013, uma das prioridades é aumentar o número de doadores por Aférese, ou seja no ato da doação, possibilitar a retirada de apenas uma das células do sangue total, e com isso aumentar a doação de plaquetas. “A doação de plaquetas por aférese é o procedimento mais comum em nosso serviço, e essas plaquetas poderão no futuro ser utilizadas no tratamento  de pacientes com Leucemia e outros tipos de câncer”.
O Hemocentro possui mais de 20 anos de atuação, e ao longo desse período tem 42.232 doadores cadastrados, destes apenas 45 são doadores de Aférese, uma realidade que pode mudar através da conscientização que será feita durante a Semana do Doador.
REQUISITOS
Seguindo a portaria 2.712, do Ministério da Saúde, podem doar as pessoas que tenham entre 16 anos (acompanhado pelo responsável legal) e 69 anos (se já for doador), senão até 60 anos. Além disso, antes de fazer a doação, a pessoa deve estar alimentada, e ter uma saúde saudável, não ter tido Hepatite após os 10 anos de idade, não estar gripado nem resfriado, ter o peso acima dos 50kg, e apresentar documento com foto.
COLETA AFÉRESE
Uma doação por aférese contém oito vezes mais plaquetas do que em uma doação tradicional. Então, em vez do paciente ser transfundido com plaquetas de oito doadores, através da aférese, é necessário apenas um doador.  O procedimento é totalmente seguro, e não há risco de se contrair qualquer doença, porque se utiliza materiais estéreis e de uso único. No entanto o doador deve ser do sexo masculino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário