MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 23 de novembro de 2013

Câncer de pele chega a 25% dos casos


por
Rivânia Nascimento
TRIBUNA DA BAHIA
Na praiaPequenas manchas avermelhadas ou escuras de crescimento lento. Pintas que mudam de cor ou de formato, feridas que não cicatrizam. Esses sintomas, que à primeira vista parecem ter pouca gravidade, na verdade são os principais sinais do câncer de pele.  Apesar das campanhas de alertas, esse ainda é o tipo mais frequente no Brasil, correspondendo a 25% de todos os tumores malignos registrados no país, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca).
Especialistas alertam que ações que à primeira vista podem parecer simples, como passar protetor solar todos os dias pela manhã, e evitar a exposição ao sol nos horários de maior incidência de raios UVB e UVA, são fundamentais para evitar a doença.
De acordo com a dermatologista Anete Olivieri, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia, o câncer de pele é um aumento incontrolável de células cutâneas anormais. Se não forem verificadas, essas células cancerosas poderão se espalhar da pele para outros tecidos e órgãos. Ela explica que existem três tipos: o carcinoma basocelular, o carcinoma espinocelular e o melanoma. Os dois primeiros representam 70% do total dos casos, porém o melanoma é o mais perigoso e com maior risco de morte já que pode causar metástase.
Entre as pessoas que correm mais risco de ter a doença, estão as de pele clara, olhos azuis ou verdes, e as que têm casos na família, com muitas pintas no corpo e que tiveram queimaduras solares antes dos 15 anos de idade. Há ainda o risco de surgir uma pinta no pé, que pode ser um sinal de melanoma, especialmente para quem tem a pele negra. Nesse caso, é bom procurar um médico para avaliar a necessidade de retirar a pinta.
 A gravidade do melanoma geralmente se dá por causa do diagnóstico tardio – se descoberto no início, há praticamente 100% de chances de cura. “Por isso, é importante observar e prestar atenção nas pintas do corpo – o melanoma cresce primeiro para os lados e, ao primeiro sinal disso, é bom procurar um médico para evitar que ele atinja a derme, camada mais profunda da pele. Caso isso aconteça, o câncer entra na corrente sanguínea e pode se alojar em qualquer órgão do corpo”, explicou a médica.
De acordo com o Inca, o câncer de pele é o tipo de câncer mais comum e representa mais da metade dos diagnósticos da doença. No Brasil são mais de 120 mil casos novos por ano. Porém, se detectado no início, o câncer pode ser tratado cirurgicamente, mas em casos de metástase, o tratamento é sistêmico. Mesmo depois de tratado, no entanto, ele pode voltar.
Cuidados
“É de extrema importância para a prevenção que as pessoas utilizem o filtro solar principalmente no verão. Outra alerta, é que ao perceber qualquer mancha na pele busque um dermatologista. Embora a incidência seja alta no Brasil, o diagnóstico precoce pode evitar danos mais sérios à saúde”, explicou.
A dermatologista explica que  usar protetor solar, evitar exposição ao sol entre às 10h e 16h ainda é a forma mais eficaz de prevenção da doença. Quanto ao protetor correto, ela ressalta que  todos  são eficazes . Porém, são recomendados para crianças e pessoas com pele  clara os com fatores de proteção maior. O uso do protetor deve ser diário no rosto, colo e áreas expostas como braço e ombros.  Na praia os cuidados devem ser redobrados repetindo a aplicação a cada banho de mar, além do uso de óculos escuro e chapéu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário