Em caso de prejuízos, o consumidor deve juntar provas, diz órgão.
Mil bancários estão parados há uma semana no Tocantins.
Greve dos bancários no Tocantins completa uma
semana nesta quinta-feira (26)
(Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
A greve dos bancários no Tocantins
completa uma semana nesta quinta-feira (26). No Estado, cerca de mil
funcionários estão com as atividades paradas. Nestes dias nos quais
apenas os caixas de autoatendimento estão funcionando, o Procon orienta
os consumidores, em caso de prejuízos, a buscar reparação.semana nesta quinta-feira (26)
(Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
De acordo com o assessor jurídico do Procon Franklin Rodrigues, caso haja qualquer tipo de prejuízo, o correntista primeiramente deve provar que houve a recusa no atendimento da sua demanda e levar as provas ao órgão. "O Código de Defesa do Consumidor informa que o serviço deve ser feito com eficiência, qualidade e ter uma continuidade. Estes serviços bancários não devem ser interrompidos em momento algum. Agora, em virtude da greve, se estes serviços estiverem interrompidos, as agências bancárias vão ter que arcar com os prejuízos", diz o profissional.
Nos tempos de greve, a situação do pensionista é ainda mais grave, segundo o assessor jurídico. "Os salários não chegam, eles não conseguem receber seus rendimentos então o prejuízo, além de material, é moral por causa do constrangimento de não terem dinheiro para pagar suas contas em dia."
Com greve, apenas caixa eletrônico está funcionando
(Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
Segundo o profissional do Procon, provados os prejuízos do correntista,
a agência bancária tem de indenizar o cliente em virtude da falha na
prestação de serviço.(Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
Quanto ao pagamento das contas, o consumidor também precisa ficar atento ao prazo de vencimento, já que a greve não o isenta de pagar juros e multas. "O devedor tem que procurar o credor e verificar um canal alternativo de atendimento, existem as casas lotéricas e os correspondentes bancários, que estão funcionando, mas se não puder fazer o pagamento na data certa, o consumidor deve anotar o protocolo de atendimento antes do vencimento e depois pedir a insenção de multas e juros", recomendou o profissional.
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