MEDIÇÃO DE TERRA

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MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Procon orienta correntistas a pedirem indenização em dias de greve

Em caso de prejuízos, o consumidor deve juntar provas, diz órgão.
Mil bancários estão parados há uma semana no Tocantins.

Do G1 TO, com informações da TV Anhanguera

Greve dos bancários no Tocantins completa uma semana nesta quinta-feira (26) (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)Greve dos bancários no Tocantins completa uma
semana nesta quinta-feira (26)
(Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
A greve dos bancários no Tocantins completa uma semana nesta quinta-feira (26). No Estado, cerca de mil funcionários estão com as atividades paradas. Nestes dias nos quais apenas os caixas de autoatendimento estão funcionando, o Procon orienta os consumidores, em caso de prejuízos, a buscar reparação.
De acordo com o assessor jurídico do Procon Franklin Rodrigues, caso haja qualquer tipo de prejuízo, o correntista primeiramente deve provar que houve a recusa no atendimento da sua demanda e levar as provas ao órgão. "O Código de Defesa do Consumidor informa que o serviço deve ser feito com eficiência, qualidade e ter uma continuidade. Estes serviços bancários não devem ser interrompidos em momento algum. Agora, em virtude da greve, se estes serviços estiverem interrompidos, as agências bancárias vão ter que arcar com os prejuízos", diz o profissional.
De acordo com o Sindicato dos Bancários no Estado, 30 agências estão paralisadas em Palmas,11 em Araguaína e nove em Gurupi. Nas demais cidades já somam 27 agências com os serviços suspensos.
Nos tempos de greve, a situação do pensionista é ainda mais grave, segundo o assessor jurídico. "Os salários não chegam, eles não conseguem receber seus rendimentos então o prejuízo, além de material, é moral por causa do constrangimento de não terem dinheiro para pagar suas contas em dia."
Com greve, apenas caixa eletrônico está funcionando (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)Com greve, apenas caixa eletrônico está funcionando
(Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
Segundo o profissional do Procon, provados os prejuízos do correntista, a agência bancária tem de indenizar o cliente em virtude da falha na prestação de serviço.
Quanto ao pagamento das contas, o consumidor também precisa ficar atento ao prazo de vencimento, já que a greve não o isenta de pagar juros e multas. "O devedor tem que procurar o credor e verificar um canal alternativo de atendimento, existem as casas lotéricas e os correspondentes bancários, que estão funcionando, mas se não puder fazer o pagamento na data certa, o consumidor deve anotar o protocolo de atendimento antes do vencimento e depois pedir a insenção de multas e juros", recomendou o profissional.

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