MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 22 de setembro de 2013

Pesquisadores da UFPI criam técnica pioneira para manejo de caprinos

Criadores de animais reclamam da captura do animal que vive fugindo.
Sistema custa metade dos gastos com cercas de arrame ou tela.

Do G1 PI

Para terem lucro os criadores de caprinos têm que investir em manejo. Em Teresina, pesquisadores da Universidade Federal do Piauí desenvolveram uma técnica pioneira para não perderem os animais.
O criador Raimundo Lopes revela que a maior dificuldade para quem cuida de bode é a captura do animal. Com cerca de 200 caprinos, ele diz que é constante a fuga do bode, mesmo instalando telas em toda a sua fazenda na Zona Rural da capital.
"Mesmo com pasto abundante no local, muitos animais acabam fugindo. Dá muito trabalho criar bode, é muito difícil de segurar. Ele gosta de fugir para outras pastagens",
O método desenvolvido na UFPI substitue as cercas comuns pela elétrica, parecida com a utilizada em residências. Com uma descarga de três mil volts e energia é pulsante, o choque é bastante leve e não machuca o animal.
"O sistema de cerca elétrica passa de dois a quatro dias. Os animais são colocados em uma área restrita e o choque serve apenas para repelir eles dos fios, para que não tentem sair e assim acostumem a não se aproximarem da cerca", explica o zootecnista Raniel Lustona.
Outro benefício da técnica é que assim os caprinos não correm risco de ficarem presos, como acontecia com as cercas de arrames. O custo de implantação do sistema que utiliza energia solar é também mais barato, a metade do gasto com cercas feitas com arrame ou tela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário