Instituição estadual teve paredes pintadas com a participação de alunos.
Depois de executada a iniciativa, antigos atos de vandalismo acabaram.
Antiga parede tinha pichações com palavrões e frases ofensivas em Piracicaba (Foto: Thomaz Fernandes/G1)A escola tem turmas matutinas e noturnas e leciona para estudantes do 6º ao 9º ano, além do ensino médio. A diretora, Maria Raquel Leonel de Souza, está na escola desde a fundação, em 2011, e contou que havia pichações na parede mais próxima à área de esportes do bairro. "A quadra usada por moradores fica ao lado da unidade e, na parede, havia palavrões e mensagens ofensivas", contou.
Escola vai discutir grafite dentro das salas de aulascom os estudantes (Foto: Thomaz Fernandes/G1)
Hip hop
Quando decidiram pintar novamente a fachada, em 2012, coordenadores e direção ouviram os alunos. "Eles escolheram o hip hop como tema, então, um dos nossos professores que sabia fazer esse tipo de pintura desenvolveu alguns esboços de desenhos com a turma. Nós aprovamos e eles colocaram em prática", disse Raquel.
A diretora acredita que os alunos passaram a enxergar a escola com mais propriedade depois de terem ajudado a decorar a unidade. Ela acredita na participação crescente deles nas decisões, o que cria um estímulo na formação de cidadãos. "Em um bairro que tem tantas notícias de violência, é bom ver que há exemplos positivos como desta escola", completou Raquel.
Estudantes da escola de Piracicaba ajudaram a direção a criar as pinturas (Foto: Thomaz Fernandes/G1)
Nenhum comentário:
Postar um comentário