MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

"Brasil é maior alvo da espionagem dos EUA", diz jornalista

A TARDE
  • Reprodução | SFGN
    Glenn Greenwald também denunciou a espionagem de mensagens da presidente Dilma Rousseff
O jornalista norte-americano Glenn Greenwald, que divulgou os documentos secretos fornecidos pelo norte-americano Edward Snowden, disse que o Brasil é o maior alvo da espionagem dos Estados Unidos. "Não tenho dúvida de que o Brasil é o grande alvo dos EUA", disse o repórter do "The Guardian" em entrevista ao UOL.
Depois de revelar que os EUA espionaram mensagens entre a presidente Dilma Rousseff e seus assessores, o jornalista disse que o governo de Obama "tem muito interesse no Brasil por várias razões". De acordo com ele, o objetivo da espionagem é obter vantagens industriais.
"Quando você sabe muito sobre o que outros líderes estão pensando, planejando, comunicando, você pode controlá-los muito mais porque você sempre sabe o que eles estão fazendo. O motivo é o poder. Então, para saber tudo o que eles querem fazer, coletam tudo o que for possível. Mas com certeza é para obter vantagens industriais e também por questões de segurança nacional", explica.

Greenwald, que mora no Brasil, disse que não teme a represália dos EUA, apesar de seu namorado, o brasileiro David Miranda, ter sido parado pela polícia britânica e interrogado por nove horas na Inglaterra, no mês passado. O fato aconteceu depois do jornalista denunciar a espionagem no governo norte-americano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário