MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Turistas aproveitam últimas semanas das férias para curtir o Litoral do Piauí


Parnaíba e Luís Correia são as cidades mais visitadas nesta temporada.
Complexo Porto das Barcas e Praia de Atalaia recebem programação cultural.

Patrícia Andrade Do G1 PI
Muitos turistas estão aproveitando os últimos dias das férias de julho para curtir o Litoral do Piauí. Nas últimas semanas a região tem recebido pessoas de Teresina, mas também de outros estados. Do passeio pelo Complexo Turístico Porto das Barcas, em Parnaíba ao banho de mar pelas principais praias de Luís Correia, o que vale é aproveitar os dias de folga. A Secretaria de Turismo estima que neste fim de semana mais de 30 mil pessoas devem passar pelo Litoral.
Grupo de turistas do Rio de Janeiro visita o Complexo Porto das Barcas em Parnaíba (Foto: Patrícia Andrade/G1)Grupo de turistas do Rio de Janeiro visita o Porto das Barcas em Parnaíba (Foto: Patrícia Andrade/G1)
Quem saiu do Rio de Janeiro para passear pela primeira vez pelo Litoral piauiense garante que o roteiro escolhido valeu a pena. “Estou mesmo impressionada com tanta beleza que o estado tem, principalmente a natureza. As pessoas são hospitaleiras e aqui tem um artesanato incrível”, disse a professora de história, Joana D’Arc Rosa, enquanto andava pelo Porto das Barcas.
Movimentação dos turistas é comemorada pelos comerciantes  (Foto: Patrícia Andrade/G1)Movimentação dos turistas é comemorada pelos
comerciantes (Foto: Patrícia Andrade/G1)
A visita dos turistas é comemorada pelos comerciantes que falam em acréscimo de até 30% na venda do artesanato local que inclui esculturas em madeira, pedra, bordados, trançados e outros produtos que imprimem a cultura piauiense.
“É um período bastante positivo para o comércio. Nossas vendas têm um acréscimo de 30% e para o mês de agosto deve aumentar mais ainda porque é um período em que o litoral é bem frequentado por estrangeiros”, destacou Francisco Ricart, que mantém uma loja no Porto das Barcas.

Piauienses que deixaram o Piauí para morar em outro estado também aproveita a temporada de férias para visitar a terra natal. O militar Gilson Carvalho veio de Brasília (DF) e levou toda a família para a Praia Pedra do Sal.
O militar Gilson Carvalho veio de Brasília (DF) e levou toda a família para a Praia Pedra do Sal (Foto: Patrícia Andrade/G1)O militar Gilson Carvalho veio de Brasília (DF) com a família para a Praia Pedra do Sal (Foto: Patrícia Andrade/G1)
“É sempre muito bom voltar e curtir o que o estado oferece de melhor. Fora isso rever os familiares que ficaram por aqui é bom demais”, disse.

A pequena Maria Eduarda, 9 anos, não escondia a felicidade de estar na Praia de Atalaia, em Luís Correia com a família curtindo os últimos dias de férias. “Minhas aulas começam dia 1º e tenho que aproveitar essa semana todinha”, disse.

Apesar de toda movimentação na praia, alguns vendedores reclamavam da queda nas vendas. Edilson Pereira dos Santos, conhecido pelo Litoral como o ‘Bola de Queijo’ diz que houve uma grande redução no número de turistas o que acabou refletindo nas vendas.
“Em 17 anos essa é a primeira vez que no mês de julho, nas férias as vendas ficaram ruins e a movimentação aqui no Litoral caiu. Não sei bem o que aconteceu, mas acho que praia sem um atrativo cultural não atrai turistas”, disse.

Programação
Nesta sexta-feira (26), a Orla de Atalaia, terá show de pop rock, além de ginástica aeróbica e atividades esportivas, infantis e feira de artesanato. A noite, a Banda Forró dos Plays anima os turistas na praça principal de Luís Correia.
Em Parnaíba, de 26 a 29, acontece o VI Encontro Nacional de Motociclistas na Praça Mandu Ladino (Quadrilhódromo), às 19h. Na Beira Rio. Às 21h, tem o XXI Butiquins e Blues com show de Teófilo Lima no Porto das Barcas.

No sábado (27), o reggae toma conta da manhã dos banhistas na Praia de Atalaia, com a Banda Cabeça Ativa. Às 19h, tem Jorjão e Banda na Praça do povoado Coqueiro. Em Parnaíba, às 16h acontece a VI Parada da Diversidade, saindo do Monumento da Águia e às 22h, tem show da banda Negative Green / Trincado no Porto das Barcas.
No domingo (28), a banda Forró da Loura, vai esquentar ainda mais o final de férias na praia de Atalaia e na Praia da Pedra do Sal, às 15h, em Parnaíba tem a Banda Gibão de Couro e na Lagoa do Portinho, às 15h, toca a banda Estação do Forró.

Nenhum comentário:

Postar um comentário