MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Tambaqui, cupuaçu e açaí dão sabor regional à pizza no Amazonas


No Dia da Pizza, G1 mostra iguarias amazônicas utilizadas por pizzaiolos.
Pizzaria chegou a criar concurso interno para a criação de sabores regionais.

Marcos Dantas Do G1 AM
Pizza ganha toques amazônicos em Manaus (Foto: Marcos Dantas/G1 AM)Pizza ganha toques amazônicos em Manaus (Foto: Marcos Dantas/G1 AM)
A pizza é um dos pratos mais globalizados do mundo. Presente em vários países, a iguaria tem uma origem dividida entre egípcios, gregos e italianos. Em Manaus, a pizza ganha cara e sabores novos, com ingredientes típicos da região amazônica, resultando em um sabor único.
A gerente da pizzaria onde a novidade virou até concurso explica como pouco a pouco os sabores regionais estão tomando conta do cardápio. "Criamos um concurso interno justamente para inventar novos sabores de pizza. Assim, criamos alguns que se tornaram clássicos e que hoje são muito solicitados pelos clientes", disse Vera Jacaúna.
Pizza Amazônica é aposta de restaurante em Manaus (Foto: Marcos Dantas/G1 AM)Restaurante aposta na Pizza Amazônica
(Foto: Marcos Dantas/G1 AM)
Entre os sabores regionais mais procurados pelos clientes da Loppiano, segundo Vera, está a pizza Amazônica, que leva molho de tomate, alho frito, mussarela, cebolinha, manjericão, salsinha, cebola, sal, orégano e azeitonas.
Numa clara referência ao 'X-caboquinho', sanduíche de tucumã e queijo tradicional no Amazonas, a pizza Caboquinha não foge a regra, e traz a receita com o diferencial de ter dois tipos de queijo, o mussarela e o coalho.
Os sabores amazônicos também são uma opção para quem gosta de pizzas doces. Com sabor emblemático, o cupuaçu ganhou uma versão do prato, que além do doce e do creme da fruta, acompanha mussarela.
Tambaquipizza une o peixe amazônico à pizza tradicional (Foto: Divulgação)Tambaquipizza une o peixe amazônico
à pizza tradicional (Foto: Divulgação)
A pizza 'Caboca Pávula', dá uma turbinada no 'X-caboquinho', e além de mussarela, queijo coalho e tucumã, conta ainda com banana pacovã  frita.
No meio da Amazônia, é claro que não faltaria uma pizza com o bom e velho peixe, alimento praticamente obrigatório para quem é da região. A 'Tambaquipizza' leva molho de tomate, mussarela, cebolinha, cheiro-verde, cebola, orégano, azeitonas e uma generosa porção de picadinho de tambaqui.
Porém, a pizza mais procurada segundo Vera, é a de açaí, novidade que acabou 'pegando' no cardápio. A pizza 'Uaçai' leva doce cupuaçu, mussarela, castanha do Brasil e creme de açaí, com uma leve camada de farinha de tapioca, lembrando o jeito mais característico de consumir a fruta na Região Norte.
Pizza de açaí é outra com sabor amazônico em Manaus (Foto: Marcos Dantas/G1 AM)Pizza de açaí é outra com sabor amazônico em Manaus (Foto: Marcos Dantas/G1 AM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário