MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Estudantes da Ufal protestam contra falta de nutricionistas no HU


Manifestantes fizeram passeata do bloco de Nutrição até o Hospital.
Grupo cobra concurso público para contratação de profissionais.

Carolina Sanches e Natália Souza Do G1 AL

Em protesto contra a falta de nutricionistas e de estrutura no Hospital Universitário (HU), estudantes do curso de nutrição da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) organizaram um protesto na manhã desta quarta-feira (10), na Cidade Universitária, em Maceió. Além dos estudantes, representantes de movimentos sociais e sindicatos também participam do ato.
Estudantes percorreram HU com faixas e cartazes. (Foto: Carolina Sanches/ G1)Estudantes percorreram HU com faixas e cartazes. (Foto: Carolina Sanches/ G1)
De acordo com Artur Granjeiro, estudante de nutrição da Ufal, a falta de nutricionistas no HU tem prejudicado pacientes e estudantes que estagiam na unidade. “São somente cinco profissionais nessa área, quando deveriam existir no mínimo 30, de acordo com os cálculos que fizemos. Isso prejudica os trabalhos de cuidados com os pacientes e o acompanhamento dos estudantes no estágio obrigatório”.
Granjeiro também explica que os manifestantes querem a realização de concurso público para que as demais vagas para nutricionistas sejam preenchidas, tanto no HU quanto nas demais Unidades Básicas de Saúde do Município. Além disso, o grupo é contra a implantação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), alegando que isso prejudicaria o atendimento no hospital e o trabalho acadêmico.
Os manifestantes se concentraram às 9h no HU e saíram em caminhada por uma das faixas da Avenida Durval de Góes Monteiro, em direção ao prédio da Reitoria da Ufal, onde pretendem pressionar o reitor Eurico de Barros Lôbo Filho a recebê-los.
Deficiência
A diretoria do HU, por meio da assessoria de comunicação, afirmou à reportagem do G1 que reconhece a deficiência nos recusos humanos não só no setor de nutrição, mas em outras áreas da unidade.
O hospital destaca que o último concurso público foi realizado há mais de 10 anos e a contratação de profissionais pelo Fundepes é um paliativo para tentar suprir a demanda de profissionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário