MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 15 de julho de 2013

No Recife, arquiteta usa blog para ensinar a fazer brinquedos artesanais


Regina Dias usa material simples para brincar com a filha de 5 anos.
Brinquedos são educativos e aumentam a proximidade entre pais e filhos.

Do G1 PE

Criatividade e imaginação podem ser uma boa receita para ocupar as crianças nas férias sem gastar muito. A arquiteta Regina Dias passou a registrar em um blog, nos últimos anos, as brincadeiras que inventa para a filha, de cinco anos. Ela ensina como se divertir usando materiais que todo mundo tem em casa. Os pais podem participar das brincadeiras e chamar os amigos dos filhos para brincar também.
Esses brinquedos deixam pais e filhos mais próximos, além de desenvolver a coordenação motora e ajudar no aprendizado. É importante que os pais encarem tudo com leveza. Não precisa estressar se está ficando bonito como eles imaginaram. O que mais vale é a diversão, a satisfação das crianças e o aprendizado que fica. O endereço do blog é www.dicasmiudas.com.br
Teatrinho de bonecos é feito com rolinhos de papelão (Foto: Reprodução/TV Globo)Teatrinho de bonecos é feito com rolinhos de papelão
(Foto: Reprodução/TV Globo)
Teatrinho de bonecos
Material: lápis comum, cola, rolos de papel higiênico e papel toalha/filme/alumínio, lápis coloridos, cola, pincel, palitos de picolé ou churrasco
Com um lápis comum, desenhe um boneco em cada rolinho. Depois contorne e pinte cada desenho. Em seguida é preciso passar cola branca sobre todo o rolinho para tornar mais resistente. Prenda os rolinhos em palitos para manusear. Aí é só usar a criatividade para criar histórias.
Sapatos de papelão
Que tal uma forma simples  de ensinar os filhos a amarrar os sapatos e entender a diferença entre direita e esquerda?
Crianças podem aprender a dar laços e diferenciar esquerda e direita (Foto: Reprodução/TV Globo)Crianças podem aprender a dar laços e diferenciar esquerda
e direita (Foto: Reprodução/TV Globo)
Para fazer os sapatos você vai precisar de papelão, caneta permanente, tesoura com ponta, lápis de cera, cola branca e uma fita fina, pode ser fita de cetim ou cadarço. O primeiro passo é tirar a medida dos pés da criança.
“Quando a gente vai fazer o molde já diz a eles: ‘bote o pé direito aqui’, para ensinar a noção de lateralidade”, explica Regina.
Em seguida é preciso cortar os sapatos, desenhar o modelo que preferir e riscar os oito furinhos – quatro de cada lado – por onde o cadarço vai passar. Depois que a criança pintar o sapato, use uma tesoura de ponta para furar o papelão. Depois passe a cola branca sobre todo o sapato e espere secar bem antes de enfiar o cadarço para a criança treinar a manobra do laço. “Requer habilidade motora”, afirma Regina.
Jogo de damas/Memória de tampinhas
O jogo da velha pode parecer complexo para uma criança de cinco anos, mas, com paciência, elas entendem como o jogo funciona e começam a ter noções de estratégia.
Você vai precisar de 10 tampinhas coloridas, pode ser refrigerante, água ou qualquer bebida. Eva, que é o material emborrachado vendido em papelarias. Cola específica para eva. Caneta permanente, régua e tesoura.
“Se não tiver eva usa tampinhas em cores já definidas, formando um ‘time’ de cada cor, mas deixe a criança fazer desenhos para colar na tampa, mesmo que em papel. É importante ela participar”, sugere a arquiteta.
Tampinhas de garrafa pet podem virar jogo da velha de memória ou joguinhos alfabéticos (Foto: Reprodução/TV Globo)Tampinhas de garrafa pet podem virar jogo da velha de
memória ou alfabéticos (Foto: Reprodução/TV Globo)
Corte bases de eva em quadrados de 20 x 20 cm e depois marque cada uma delas em três partes na horizontal e três na vertical, para fazer o tabuleiro. Depois corte tirinhas da altura de cada tampa para revestir a lateral. Marque um círculo de eva do tamanho da circunferência de cada tampa para cobrir a parte de cima delas. Passe cola e cubra cada tampa com um pedaço de eva no topo e outro na lateral. Depois as crianças podem desenhar em cada uma das tampinhas. As tampinhas também podem ser usadas para um jogo da memória. E crianças em fase de alfabetização podem colocar as letras e usar para formar palavras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário