MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 13 de julho de 2013

Marcha das Vadias reúne centenas de manifestantes em Curitiba


Manifestantes marcham desde as 11h deste sábado (13) na capital.
Elas protestam contra o machismo, homofobia, racismo, entre outros.

Adriana Justi Do G1 PR

Movimento começou em frente à Praça 19 de Dezembro (Foto: Adriana Justi/G1)Movimento começou em frente à Praça 19 de
Dezembro (Foto: Adriana Justi/G1)
Centenas de manifestantes saíram às ruas de Curitiba para participar da Marcha das Vadias na manhã deste sábado (13). Apesar do ar gelado de 15ºC, o sol favoreceu para que várias mulheres tirassem as blusas para marchar contra o machismo, a homofobia, a transfobia, racismo e outras formas de opressão na capital.
O movimento, que luta pelo fim da violência contra a mulher e pela igualdade de gênero, começou em frente à Praça 19 de Dezembro às 11h, no Centro da capital.
"Se uma mulher não pode andar sem blusa na rua, imagine o que mais ela não pode fazer?", indaga a professora Jussara Cardoso de Souza Mellho. "Na verdade isso nçao ofende a ninguém. Eu tirei a minha blusa para mostrar que nós temos que ter os mesmos direitos que homens", declara.
O grupo deve seguir em passeata por diversos pontos do Centro de Curitiba, entre eles a Avenida Cândido de Abreu, a Rua Barão do Serro Azul, Paço Municipal e Boca Maldita. Em 2012, o evento reuniu entre mil e 1,5 mil pessoas, segundo a Polícia Militar (PM). O protesto é realizado sob escoltada pela Polícia Militar e pelo Secretaria Municipal de Trânsito (Setran).
Manifestantes vão seguir para a Boca Maldita, no Centro (Foto: Adriana Justi / G1)Manifestantes vão seguir para a Boca Maldita, no Centro (Foto: Adriana Justi / G1)
Organizado pelas redes sociais, o evento em Curitiba tinha mais de 3 mil presenças confirmadas no Facebook até o início da manhã deste sábado. Uma das organizadoras, Máira de Souza Nunes, explicou que o movimento já trouxe alguns pontos positivos na capital, como a divulgação de cartazes nos ônibus e terminais do transporte coletivo.
Vitor é homossexual e também participa da marcha (Foto: Adriana Justi / G1)Vitor é homossexual e também participa da marcha
(Foto: Adriana Justi / G1)
"Este anos nós vamos marchar e protestar forte contra uma denúncia da omissão do poder público com relação à violência contra a mulher em Curitiba e em todo o estado do Paraná. Nós precisamos de medidas concretas", declara.
O estudante Vitor Duarte, de 25 anos, disse que o machismo também afeta ao homossexuais.
"Isso me atinge diretamente, assim como muitas pessoas. Eu fiz questão de vir aqui para demonstrar o meu apoio e lutar contra isso. Essa é a primeira vez que eu aderi ao movimento e estou adorando", argumentou.
Mulheres lutam pelo fim da violência contra a mulher e pela igualdade de gênero (Foto: Adriana Justi/G1)Elas lutam pelo fim da violência contra a mulher e pela igualdade de gênero (Foto: Adriana Justi/G1)
Como surgiu
A Marcha surgiu no Canadá, em 2011. Após uma onda de estupros ocorridos na Universidade de Toronto, um policial, convidado para orientar sobre segurança, disse que as mulheres poderiam evitar o estupro se “não se vestissem como vadias”.
Essa fala gerou indignação e diversos protestos que culminaram na primeira Marcha das Vadias. O movimento, que se espalhou pelo mundo, questiona a cultura de responsabilizar as mulheres em casos de agressão sexual.
Marcha das Vadias reúne centenas de pessoas em Curitiba (Foto: Adriana Justi / G1)Marcha das Vadias reúne centenas de pessoas em Curitiba (Foto: Adriana Justi / G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário