MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 13 de julho de 2013

Bebê morre por falta de UTI Neonatal em duas maternidades de Teresina


Jardineiro Sildane da Silva diz que sua filha nasceu praticamente morta.
O pai acrescenta que vai processar a clínica particular por negligência.

Gilcilene Araújo Do G1 PI

O jardineiro Sildane da Silva, 29 anos, denuncia que sua filha nasceu praticamente morta por conta da falta vagas na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal de duas maternidades de Teresina. O bebê morreu neste sábado (13), horas depois da realização do parto. Ele conta que sua esposa, Leonice Samia Nascimento, 24 anos, estava internada em uma clínica particular desde terça-feira (9), quando apresentou sangramento e perda de líquido.

“A gravidez dela era de risco porque teve pressão alta e dois sangramentos durante a gestação. Na terça-feira, ela chegou à unidade de saúde da rede privada com estes sintomas, recebeu cuidados médicos e permaneceu internada. Já na noite de sexta-feira (12), o médico de plantão disse que não havia vaga na UTI Neonatal e por isso ele não se responsabilizaria pelo que ocorresse após o parto, pois o nascimento seria prematuro”, explica o pai do bebê.
Sildane da Silva ao lado da irmã mostram parte do enxoval do bebê (Foto: Gilcilene Araújo/G1)Sildane da Silva com a irmã mostra parte do enxoval do bebê (Foto: Gilcilene Araújo/G1)


Segundo Sildane da Silva, após o relato do médico, ele conversou com a direção do hospital que entrou em contato com a Maternidade Dona Evangelina Rosa solicitando uma vaga na UTI. O pai afirma que a vaga estaria reservada quando Leonice Samia foi transferida.
Abalado, ele conta como tudo aconteceu. “A transferência ocorreu logo em seguida, mas o parto demorou muito para acontecer. Minha filha nasceu de um parto normal que foi realizado somente 5h desde sábado. E mesmo após tantas angústias, nos informaram que aqui na Maternidade Dona Evangelina Rosa também não tinha vaga na UTI. Minha filha ficou no balão de oxigênio, mas não resistiu e morreu”, conta Sildane da Silva.

Abalado o pai do bebê conta como tudo aconteceu (Foto: Gilcilene Araújo/G1)Abalado o pai do bebê conta como tudo aconteceu (Foto: Gilcilene Araújo/G1)


O pai acrescenta que vai processar a clínica particular por negligência médica. “Se o atendimento médico tivesse sido rápido, se tivesse encontrado uma vaga na UTI Neonatal mais instantâneo, minha filha poderia estar viva. Nada vai trazer ela novamente, mas o que eu puder fazer para responsabilizar os culpados por sua morte eu vou fazer”, finaliza.

Sildane da Silva e Leonice Samia Nascimento estão casados há aproximadamente dois anos. Este seria o primeiro filho do casal.

A assessoria de imprensa da clínica particular informou que não houve negligência no atendimento à paciente. “Leonice Samia Nascimento foi prontamente atendida por um obstetra. Ela teria sido transferida para a Maternidade Evangelina Rosa, porque todos os dez leitos de UTI Neonatal da clínica estavam ocupados. A maternidade por sua vez, teria informado que haveria vaga e, assim, a transferência foi realizada”, diz.

Já assessoria da maternidade Dona Evangelina Rosa afirmou que os prontuários da mãe do bebê estão sendo analisados e, em breve, uma nota será enviada à imprensa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário