MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 27 de julho de 2013

Faculdade em Brasília sofre ordem de despejo por não pagar aluguel


Segundo TJ, instituição deve aluguel de R$ 302,8 mil há cerca de 4 anos.

Isabella Formiga Do G1 DF

Alunos da Faculdade Alvorada encontraram as portas da instituição lacrada pela manhã (Foto: Isabella Formiga/G1 DF)Alunos da Faculdade Alvorada encontraram as portas da instituição lacrada pela manhã (Foto: Isabella Formiga/G1 DF)
A Faculdade Alvorada, em Brasília, foi lacrada na manhã desta sexta-feira (26) em decorrência de uma ordem de despejo pelo não pagamento de aluguel desde 2008. Os alunos da instituição foram pegos de surpresa ao tentarem ir à aula. A faculdade pode recorrer da decisão.
A determinação da 5ª Vara Cívil do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), cumprida por oficiais de Justiça, era de que o prédio fosse desocupado voluntariamente até o dia 15 de julho, sob pena de desocupação forçada.
O G1 procurou a faculdade e os advogados de defesa, mas não conseguiu contato até a publicação desta reportagem.
O advogado da proprietária do imóvel, José Miranda, disse que a instituição não paga o aluguel de R$ 302,8 mil desde o dia 31 de dezembro de 2008.
Alunos da Faculdade Alvorada foram surpreendidos com despejo da faculdade de prédio (Foto: Isabella Formiga/G1 DF)Alunos da Faculdade Alvorada foram surpreendidos com
despejo da faculdade de prédio
(Foto: Isabella Formiga/G1 DF)
"A dívida é milionária, muito elevada, e foi decretado o despejo, que é irreversível", disse Miranda. "Os alunos já sabiam há quase um ano do despejo, a faculdade também foi avisada com mais de um ano para desocupar o prédio. Os alunos estão em período de férias e o despejo é 100% legal e foi praticado de acordo com determinação da juíza e da desembargadora."
O Ministério da Educação (MEC) informou que ordem de despejo não partiu do ministério e que  enviou dois representantes ao local para garantir a integridade dos documentos acadêmicos dos alunos.
O MEC disse que tem acompanhado a situação da faculdade, que tem apresentado diversos problemas. Na semana passada, a pasta publicou no Diário Oficial da União um despacho suspendendo novos ingressos na instituição e a suspensão da criação de novos cursos por conta de denúncias de atrasos em salários e encargos trabalhistas, quadro de docentes insuficiente, retenção ou não entrega de documentos acadêmicos para alunos, além da adoção de calendário informal e problemas com bolsas do ProUni e do Fies.
Alunos
Aluno de enfermagem, Bruno Batista chegou cedo para a aula nesta sexta e disse que, apesar de acompanhar o trâmite do despejo no site do Tribunal de Justiça, foi pego de surpresa. "A faculdade sempre se omitiu a tudo." Segundo ele, a faculdade tentava evitar o despejo. "Saía a decisão, eles entram com liminar contra", afirmou.
Aluano Brito passou em concurso mas não consegue colar grau para tomar posse (Foto: Isabella Formiga/G1 DF)Aluano Brito passou em concurso mas
não consegue colar grau
(Foto: Isabella Formiga/G1 DF)
Segundo Batista, a faculdade emendou o primeiro semestre letivo com o segundo para que não houvesse férias e a ordem de despejo não fosse cumprida. "Eles não deram férias e emendaram o semestre. O primeiro semestre termina nesta sexta e o segundo semestre já começa na segunda-feira", contou.
Vários estudantes reclamavam que tentavam há mais de um ano conseguir documentos, como histórico escolar, para fazer a transferência para outra instituição de ensino, mas não conseguem.
Formando em enfermaria, Aluano Brito chegou cedo na faculdade nesta sexta para fazer a colação de grau. Ele disse que foi aprovado em um concurso da Secretaria de Saúde e que precisa da emissão de registro para tomar posse.
"A nomeação sai em agosto. Não posso perder a vaga", disse Brito. "Estudei durante quatro anos na faculdade. Vou entrar com uma ação na Justiça."

Um comentário:

  1. Eu gostaria de saber o que os alunos tem haver com toda esta situação, e estão sendo os maiores prejudicados, gostaria que fosse divulgado algum canal com a finalidade de que sejam fornecidos os documentos relativos aos alunos a fim de que venham a procurar outras Instituições para dar continuidade aos cursos que vinham realizando

    ResponderExcluir