MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 13 de julho de 2013

'Cavalo de Pau' volta a ser atração na Festa da Juventude em Santana, AL


Após proibição, modalidade volta a festa apenas como exibição.
Para evitar acidentes, somente pilotos profissionais poderão participar.

Do G1 AL, com informações da TV Gazeta

Acontece neste fim de semana mais uma edição do tradicional Festival da Juventude, realizado em Santana do Ipanema, sertão alagoano. A modalidade 'cavalo de pau', proibida pela Justiça após um acidente fatal ocorrido em 2011, voltará a ser disputada durante a festa.
Os organizadores da festa dizem que o cavalo de pau é uma modalidade que voltou a fazer parte da programação automobilística da Festa da Juventude, mas não como competição, e sim como exibição. Apenas pilotos filiados a Federação Alagoana de Automobilismo poderão participar. A decisão partiu do Ministério Público que firmou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a Prefeitura Municipal e a Polícia Militar.
A medida foi tomada porque em maio de 2011 um homem morreu depois de ser arremessado para fora de uma caminhonete de luxo após um cavalo de pau. A manobra que acabou em tragédia foi feita em um treinamento para a competição, que acabou suspensa por dois anos por determinação da Justiça.
A vítima estava como carona e não usava cinto de segurança. Com as medidas adotadas para este ano, os organizadores da festa esperam evitar acidentes. Diretor de cultura da prefeitura de Santana de Ipanema, Fernando Valões diz quais medidas serão tomadas para evitar os incidentes. "Haverá teste de bafômetro, os carros serão averiguados, cinto de três pontas, capacete, luvas. Toda a segurança para o piloto vai ser implementada na arrancada desse ano”, revelou o diretor.
A volta da competição automobilística vem movimentando as oficinas mecânicas da cidade. Para aqueles que irão participar da arrancada, a hora é de fazer os últimos ajustes, uma missão para os mecânicos responsáveis pelos veículos.
“Para o carro render mais tem que ter uma boa troca de óleo, que é muito importante para não aquecer o motor, olhar a água do radiador, para ele não estar aquecendo e dar um grau no carburador”, explicou Carlos Mata.
A prova de arrancada será disputada na pista do campo do campo de pouso de Santana de Ipanema, que fica há cinco quilômetros da cidade. A estrutura já está quase pronta. Para evitar acidentes, as arquibancadas estão sendo montadas há 30 metros da pista de competição, que é de barro. Outra medida de segurança foi cercar a pista com duas extensas camadas e areia para conter o avanço dos carros caso os condutores percam o controle dos veículos.
Os competidores deram uma demonstração de como é a prova de arrancada. Dois carros largam juntos, vence quem atingir uma determinada distância no menor tempo. Os carros chegam a atingir uma velocidade média de até 100 km. “Só a gente mesmo para fazer isso”, diz Lucas André, um dos competidores.
A festa movimenta a economia da cidade e conta com atrações artísticas e culturais. Os show são realizados ao ar livre e de graça. “Espera-se 120 mil pessoas nos quatro dias de festa. Serão 12 bandas, e teremos atrações como Dorgival Dantas, José Augusto e tantos outros cantores. Além disso, há a renda gerada para os vendedores ambulantes”, completou Valões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário