MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Anúncio da Coca-Cola sobre queima de calorias é banido no Reino Unido


Órgão de regulamentação britânico considerou propaganda enganosa.
Para ASA, filme não deixa claro as atividades que queimam 139 calorias.

Do G1, em São Paulo

Campanha da Coca-Cola incentiva a queima das calorias contidas no refrigerante (Foto: Reprodução/YouTube)Campanha da Coca-Cola incentiva a queima das calorias
contidas no refrigerante (Foto: Reprodução/YouTube)
Um comercial da Coca-Cola foi proibido de voltar a ser exibido na TV no Reino Unido. A Advertising Standards Authority (ASA), órgão de regulametação britânico equivalente ao brasileiro Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária), considerou a propaganda enganosa em razão de uma mensagem não suficientemente clara para os consumidores sobre queima de calorias.
O filme começa mostrando uma lata de Coca-Cola ao lado do sinal “=” e as palavras “139 calorias felizes” (quantidades de claorias contidas no refrigerante, segundo o fabricante). Em seguida, são apresentadas várias formas de eliminar essas calorias como dançar, gargalhar e passear com o cachorro. No fim do comercial, é apresentada a sugestão de consumir também a Coca-Cola Zero, "com zero calorias".
O órgão regulador considerou que a propaganda não deixa claro que era preciso realizar todas atividades apresentadas para queimas as 139 calorias.
Em sua defesa, a Coca-Cola argumentou que utilizou os símbolos “+” e “=” para comunicar que a soma das atividades que proporcionariam a queima de 139 calorias. O órgao entendeu, entretanto, que não houve clareza na mensagem e que o comercial não pode continuar sendo exibido no formato atual.
"Apesar de entender que o anúncio tinha a intenção de transmitir que as atividades combinadas iriam queimar 139 calorias, consideramos que isso não estava suficientemente claro para alguns espectadores", afirmou a ASA, em parecer divulgado na quarta-feira (17).
Alguns consumidores reclamaram também que o vídeo poderia fazer apologia à saúde de modo incoerente. Para o órgão, entretanto, não houve esta violação. A ASA entendeu que o anúncio apenas apresentou informações gerais sobre o conteúdo calórico das bebidas, sem fazer reivindicação geral de saúde para os produtos.
A campanha tem sido exibida com variações em vários países. No Brasil, uma campanha semelhante foi veiculada entre janeiro e fevereiro. Aqui, foi utilizada a garrafa de 290 ml, que tem 123 calorias. Segundo a empresa, a campanha já se encerrou e não há previsão de reexibição no país.
O filme de 30 segundos,foi  produzido pela David e adaptado no Brasil pela WMcCann. Como na propaganda do Reino Unido, a marca incentiva o gasto das calorias do refrigerante em atividades como dançar, levar o cachorro pra passear, gargalhar, abraçar os amigos, ir para o trabalho de bicicleta, entre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário