MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 9 de julho de 2013

Agricultores do PI estão satisfeitos com a colheita do algodão


Agricultores do estado iniciaram a colheita da safra.
Área plantada diminuiu, mas quem investiu na cultura se deu bem.

Do Globo Rural

A área plantada de algodão no Piauí caiu quase pela metade. São 11,4 mil hectares, a maior parte no município de Uruçuí, a 480 quilômetros de Teresina.
Na região, os poucos produtores que investiram no cultivo estão animados com o resultado.
Caio Bortolozzo plantou 1,4 mil hectares. A colheita começou há duas semanas e deve durar até o final do mês. A expectativa do produtor é de bons negócios.
Em outra fazenda, a área plantada de algodão é bem maior, são 3,7 mil hectares. A colheita começou há um mês e deve durar mais 20 dias. Rogério Rodrigues é o agrônomo responsável e diz que a produtividade deve chegar a 4,3 mil quilos de algodão por hectare.
Apesar das condições naturais favoráveis, como solo e clima, o cultivo do algodão é considerado de risco e requer cuidados especiais como mão de obra especializada e investimento em tecnologia. Por isso, são poucos os agricultores que atuam neste tipo de atividade no Piauí.
Além disso, as fazendas devem estar equipadas para junto com a colheita realizar o beneficiamento do produto. Do campo, o algodão segue direto para a algodoeira, que retira o caroço e faz a limpeza da pluma. Em pouco tempo, os fardos, com 200 quilos, estão prontos para o comércio.
A arroba do algodão em pluma está sendo vendida na região de Uruçuí por R$ 60.

Nenhum comentário:

Postar um comentário