MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 3 de fevereiro de 2013

Público se esmera nas fantasias para curtir o Baile Municipal do Recife


Salão ficou colorido e a criatividade foi a palavra de ordem entre os foliões.
Shows de Jorge Ben Jor, Alceu Valença e Spok animaram a noite.

Luna Markman Do G1 PE

Jorge Ben Jor subiu ao palco do Chevrolet Hall cantando 'A Banda do Zé Pretinho' (Foto: Luka Santos / G1 PE)Jorge Ben Jor subiu ao palco do Chevrolet Hall cantando 'A Banda do Zé Pretinho' (Foto: Luka Santos / G1 PE)
 Os ingressos do 49° Baile Municipal do Recife, vendidos tão rapidamente, ganharam cara, corpo e vida na noite do sábado (2). O salão do Chevrolet Hall ficou lotado de foliões, vindos de várias partes da capital pernambucana, cidades e estados vizinhos e até de fora do Brasil, gente atrás daquele ar descontraído de sorrisos, pesado de suor. Orquestras de frevo, Naná Vasconcelos, Claudionor Germano,  Alceu Valença, Elba Ramalho, Jorge Ben Jor e vários artistas deram conta do recado, gastando até a última gota de suor das 10 mil pessoas presentes na festa.
Já do lado de fora, blocos de frevo lírico animavam o público que chegava. Muita gente participou de um concurso alternativo de fantasias que levava o nome de um dos homenageados do carnaval recifense, o fotógrafo Alcir Lacerda. O casal Alexandre Érico e Flávia Espínola saíu do estado da Paraíba só para brincar no baile. "Nós fomos alugar fantasia e gostamos muito da de gangster", contou.
49º Baile Municipal do Recife, no Chevrolet Hall (Foto: Luka Santos / G1 PE)Salão do Chevrolet Hall lotado. (Foto: Luka Santos / G1 PE)
Imagens do fotógrafo pernambucano, que morreu em 2012, aos 84 anos, decoraram a área interna da casa de show, onde aconteceu o tradicional concurso de fantasias, nas categorias Originalidade e Luxo. Rayana Rodrigues Fortunato foi escolhida pela vestimenta mais original, com o tema "Vamos festejar, vamos brincar o boi".  Já a roupa mais luxuosa foi a de João Bosco Mendonça de Souza, que incorporou Merlin, criado pelo próprio. Ao todo, foram R$ 33 mil distribuídos em prêmio.
Após o resultado, Naná Vasconcelos recebeu o troféu de homenageado do carnaval. "Estou maravilhado por receber essa honra ainda vivo e por ter morado muitos anos fora [do Brasil], mais Pernambuco, Recife nunca saiu de mim, sempre esteve na minha música. E quem está sendo homenageado também é o frevo, que recebeu um título importante [de Patrimônio Imaterial da Humanidade, pela Unesco] no ano passado. E, agora, toda vez toco como se fosse a última vez, dando o melhor de mim, para não ter erros", explicou. A viúva de Alcir Lacerda, Ceça Lacerda, recebeu o troféu e também agradeceu bastante a lembrança.
Alceu Valença esquentou público com clássicos da música pernambucana. (Foto: Luka Santos / G1 PE)Alceu Valença esquentou público com clássicos da música pernambucana. (Foto: Luka Santos / G1 PE)
 Muita música
São mais de seis horas de shows no Baile Municipal do Recife. Após o batuque do maracatu de Naná Vasconcelos, a Orquestra Popular da Bomba do Hemetério com maestro Forró animou o público junto com Almir Rouche e Nena Queiroga. Maestro Ademir Araújo foi a segunda atração, regendo a Orquestra Popular do Recife.
O diretor musical da festa é Spok, da Spokfrevo Orquestra. "Sou apaixonado pelo carnaval e, em especial, o Baile Municipal, que para mim é o mais elegante, mágico. Estou tocando e fazendo [a direção] há uns sete anos já e a cada ano é mais delicioso, mais ainda quando se homenageia um grande mestre meu [Naná Vasconcelos], essa felicidade só tende a aumentar", comentou. Alceu Valença e Jorge Ben Jor foram outras atrações de peso do evento. O cantor carioca subiu no palco por volta das 2h30, cantando "A Banda do Zé Pretinho" para animar o evento, que ainda contou com Elba Ramalho, Marrom Brasileiro, Josildo Sá e Ed Carlos.
O recepcionista Henrique Souza não liga para o calor da folia e se veste todo de couro para viver o personagem Edward Mãos de Tesoura. (Foto: Luka Santos / G1 PE)Henrique Souza incorporou o personagem Edward Mãos
de Tesoura. (Foto: Luka Santos / G1 PE)
Muita fantasia
O público do Baile Municipal do Recife sabe como caprichar na fantasia, investe tempo, dinheiro e criatividade para realizar sonhos e atrair olhares. Lion-O, líder dos ThunderCats, era um dos personagens favoritos do vendedor Onivaldo Cabral na infância. "Já vesti essa roupa antes e fez sucesso", brincou. O recepcionista Henrique Souza não ligou para o calor da folia e se vestiu todo de couro preto para viver o personagem Edward Mãos de Tesoura, do ator Johnny Deep. "Não ficou muito caro porque minha mãe é costureira. Quis vir assim também porque dizem que eu pareço com o artista", comentou.
O professor de biologia Daniel Almeida é fã de zumbis e fez a própria fantasia, usando papel higiêncio, cola e maquiagem. (Foto: Luka Santos / G1 PE)Daniel Almeida é fã de zumbis e fez a própria fantasia, usando papel higiêncio, cola e maquiagem.
(Foto: Luka Santos / G1 PE)
O professor de biologia Daniel Almeida é fã de zumbis. "Eu fiz ela hoje mesmo, usando papel higiêncio, cola e maquiagem", contou. Se ele foi o único morto-vivo do grupo em que estava, 28 amigos dos bairros do Arruda e Campo Grande, no Recife, vestiram-se de táxi para mandar uma mensagem legal no carnaval: "se for beber, não dirija, vá de táxi". Dez casais de Olinda também decidiram ir iguais à festa. As mulheres estavam chapeuzinho vermelho e os homens, de lobo mau.
Creide Monte teve paralisia infantil e, desde criança, brinca carnaval na cadeira de rodas, sem nunca desanimar. "É que eu adoro carnaval, não dá para ficar em casa e o pessoal me respeitam muito", disse. É disso que a designer alemã Juliane Kolitzus gosta da folia pernambucana. Sempre ouviu falar, mas só este ano teve a oportunidade de brincar no Recife. "Sou de Berlim e lá não tem carnaval, aqui todo mundo vive mesmo a festa, se envolve, isso que é bonito", explicou.
  •  
Vinte o oito amigos dos bairros do Arruda e Campo Grande se vestiram de táxi para mandar uma mensagem legal no carnaval: "se for beber, não dirija, vá de táxi". (Foto: Luka Santos / G1 PE)Vinte o oito amigos dos bairros do Arruda e Campo Grande se vestiram de táxi para mandar uma mensagem legal no carnaval: "se for beber, não dirija, vá de táxi". (Foto: Luka Santos / G1 PE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário