MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Homem da Meia-Noite encurta percurso e fica apenas na Cidade Alta


Circuito fica um quilômetro mais curto; decisão foi por causa da segurança.
Cartola nova do calunga também foi apresentada na coletiva de imprensa.

Do G1 PE

Presidente do bloco Luiz Adolpho e estilista Xuruca Pacheco apresentam nova cartola do Homem da Meia-Noite (Foto: Katherine Coutinho/G1)Presidente do bloco Luiz Adolpho e estilista Xuruca Pacheco apresentam nova cartola do Homem da Meia-Noite (Foto: Katherine Coutinho/G1)
O Clube de Alegoria e Crítica O Homem da Meia-Noite anunciou nesta segunda-feira (4) que vai encurtar em quase um quilômetro o percurso tradicional. O desfile do Sábado de Zé Pereira vai ficar apenas pela Cidade Alta de Olinda e deixa de percorrer a Rua da Boa Hora e a Avenida Joaquim Nabuco. Com a mudança, o desfile também deve demorar menos, levando de 3h30 a 4h, segundo a diretoria.
A decisão de permanecer apenas na Cidade Alta visa garantir a segurança do folião, já que o monitoramento pela Polícia Militar fica mais fácil. "O percurso longo tem feito com que o Homem da Meia-Noite só tenha visibilidade na hora da saída. Diminuindo o percurso e passando por ruas que estão com câmeras de segurança, vai facilitar e melhorar muito e dar visibilidade ao Homem da Meia-Noite", explica o presidente da agremiação, Luiz Adolpho.
O comandante da Companhia Independente de Turismo (Ciatur) da Polícia Militar, major Ronaldo Tavares, lembra que o policiamento no carnaval de Olinda aumentou em 20%. "Ficou mais seguro. O percurso reduzido para quatro quilômetros reduz o cansaço dos foliões e é integrado com câmeras de segurança da Secretaria de Defesa Social (SDS)", afirma o major.
Para o desfile desse sábado (9), serão 257 policiais militares que acompanharão o desfile. Em 2012, a Polícia Militar disponibilizou 110 policiais para o desfile do calunga por Olinda. "Vamos ter um posto de comando no Carmo, outro em frente à Prefeitura de Olinda, além da Ribeira e do Amparo", detalha o comandante.
A Prefeitura de Olinda promete também pretende intensificar a iluminação na frente da sede do Homem da Meia-Noite. "Vamos deslocar os ambulantes que se aglomeram na sede, impedindo a saída do bloco, para uma área um pouco mais afastada", diz Manoel Sátiro, secretário de Serviços Públicos de Olinda.
O novo trajeto começa, como sempre, na sede da agremiação, na Estrada do Bonsucesso, seguindo pelo Largo do Amparo, Rua do Amparo, Quatro Cantos, Ribeira, São Bento, Rua da Pitombeira, Prudente de Morais e retornando pelos Quatro Cantos, Amparo e Guadalupe, onde se encontra com o Cariri.
Figurino
Nesse ano, o figurino do Homem da Meia-Noite está sendo customizado pela estilista Xuruca Pacheco. Em janeiro, Xuruca apresentou a gravata e um dos botões do calunga. Nessa segunda, foi a vez da cartola do gigante mais conhecido de Olinda. "Eu posso dizer a vocês que o Homem da Meia-Noite vem muito diferente, mas vem também muito especial", garante Adolpho.
Xuruca reafirmou que é uma grande responsabilidade. "Foram quinze dias, dia e noite, com uma equipe de dez pessoas. A roupa eu trabalhei com uma proposta de reciclagem. Escolhi a roupa mais trabalhosa, a cidade de Olinda em grafite. Usei lata com botões, muito brilho, muitos espelhos", adianta a estilista.
A roupa completa, já no calunga, só vai poder ver quem for ao desfile no sábado. "Teremos o ritual de sempre, só com a diretoria, para vesti-lo. A roupa está muito bonita. Quando fui pegar com Xuruca e ela chorou, tive certeza de que entreguei a pessoa certa essa missão.
Lavagem das ladeiras
Com o tema da sustentabilidade neste carnaval, o Homem da Meia-Noite vai ter uma apresentação pré-carnaval. A tradicional lavagem das ladeiras de Olinda, na quinta-feira (7), vai começar com uma festa na frente da sede, a partir das 8h. Ao som da orquestra de frevo, o calunga sai para reverenciar catadores e toda a cidade. Depois, a lavagem segue. "Toda a equipe de garis vai vir aqui antes da limpeza das ladeiras ali perto do Mercado da Ribeira", conta o secretário de Serviços Públicos de Olinda.
Também na quinta-feira, a diretoria do Homem da Meia-noite vai acompanhar o mutirão de conscientização de moradores e turistas, em que serão distribuídos adesivos e panfletos buscando orientar as pessoas sobre economia de luz, água e incentivar a coleta seletiva durante os quatro dias de folia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário