MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Galinha Caipira do PI pode receber patente do Ministério da Agricultura


Firmino Barbosa é pesquisador da Uespi e já solicitou a certificação.
Existem vários tipos de aves que são chamadas de galinha caipira.

Do G1 PI

O Núcleo de Conservação da Galinha Caipira criado a partir de uma parceria com a Universidade Estadual do Piauí (Uespi), trabalha para que a ave receba do Ministério da Agricultura uma certificação de origem do Piauí.

Firmino Barbosa é pesquisador da Uespi e já solicitou a patente para que só possam ser consideradas galinhas caipiras somente  as aves que nascerem e forem criadas no Piauí. Segundo ele, o objetivo é ter um produto exclusivo do estado.

“As galinhas que nascerem no estado receberão de acordo com a legislação brasileira, a indicação geográfica e depois a denominação de origem. Dessa forma será uma galinha genuinamente piauiense”, diz o pesquisador.

As galinhas foram recrutadas para a pesquisa em um ambiente semelhante aos espaços onde o homem cria o animal. Segundo a nutricionista Nailma Fonseca, caso seja comparada  a carne da galinha com a carne do frango, a primeira mostrará algumas propriedades específicas.

“O caipirão tem um ambiente mais livre e mais espaço para se desenvolver. Dessa forma a sua carne se torna mais consistente e saborosa”, afirma Nailma.

O pesquisador Firmino Barbosa espera que após a conclusão de sua pesquisa aconteça uma valorização natural da galinha caipira.
“Aqui no Piauí encontramos várias pessoas que desejam criar este produto em larga escala. Também há o interesse de pessoas de outros estados, entre eles empresários paulistas que desejam saber como estas galinhas são criadas. Em breve teremos um produto altamente capaz de produzir riquezas para o Piauí”, comenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário