MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 3 de fevereiro de 2013

Gado está morrendo no município de Buriticupu por falta de chuvas


Criadores amargam prejuízos com as altas temperaturas.
Os açudes secaram, o que aumenta mais o sofrimento do rebanho.

Do G1 MA , com informações da TV Mirante

 Criadores de gado na região de Buriticupu ainda sofrem com a falta de chuvas que se prolonga há quase seis meses. Sem água e alimento, os animais continuam morrendo no meio do pasto.
Nas fazendas do município o desolamento é geral diante de tanto sofrimento. As ossadas de animais revelam o tamanho do prejuízo dos criadores. O sol forte e o calor são de quase 40º. Os açudes secaram, o que fez aumentar ainda mais o sofrimento do rebanho.
“Perdi oito vacas e quatro bezerros. Em 10 anos que vivemos aqui, nunca tinha visto uma coisa dessas. O capim não está nem brotando direito por causa da seca”, disse o criador Gaspar Menezes.
A produção de leite da região caiu, em média, 85%. A redução é tanta que alguns criadores transportam o leite em galões na garupa da motocicleta. Antes da estiagem, o leite era enviado para os laticínios de Açailândia, em caminhões. O prejuízo é grande, mas nada se compara a morte dos animais.
Além do longo período de estiagem, os criadores também se preocupam com outro problema: o surgimento de alguns casos de raiva.
De acordo com o Serviço de Meteorologia, há previsão de chuva na região para as próximas semanas. A esperança é de pastos verdes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário